segunda-feira, 5 de abril de 2010

Julie & Julia 365 dias, 524 receitas e uma cozinha apertada


Julie Powell era uma funcionária pública, que, à beira de completar 30 anos, sofria com um emprego ruim e as pressões familiares para que tivesse um filho. Morando em uma quitinete no subúrbio nova-iorquino de Queens, Julie decidiu mergulhar em um desafio pessoal capaz de distraí-la da falta de melhores perspectivas. Foi aí que, em 25 de agosto de 2002, deu início ao Julie & Julia: um blog no qual passou a relatar seu objetivo de cozinhar em 365 dias todas as 524 receitas do livro “Dominando a Arte da Cozinha Francesa”, publicado em 1961 por Julia Child, uma espécie de nossa saudosa Ofélia americana - a mais famosa cozinheira dos Estados Unidos, que durante anos apresentou um programa de TV, chegando a ser capa da revista Time, em 1966.Julie Powell não apenas completou seu desafio pessoal como fez com que seu blog, que nos primeiros meses não recebia um comentário sequer, se tornasse conhecido a ponto de virar um livro e best-seller na lista do New York Times, mudando totalmente a sua vida.Um blog que virou livro que virou filme, é delicioso! Não recomendo ler o livro/ver o filme com fome, tem pratos de dar salivação imediata! Por falar nisso, que bolo é esse, Rainha de Sabá? Particularmente, não gosto muito de doces, mas este aqui...é de enlouquecer os sentidos!
Vamos à receita!!
Rainha de Sabá
 Para o bolo:
115g de chocolate com cerca de 50% de cacau
2 colheres de sopa de café quente
115g de manteiga sem sal
135g de açúcar
3 gemas
3 claras
1 pitada de sal
1 colher de sopa de açúcar
85g de amendoas raladas finamente
65g de farinha de trigo
Para o creme:
57g de chocolate com cerca de 65% de cacau
75g de manteiga
2 colheres de sopa de café quente
Modo de fazer:
Aquece-se o forno a 175º e unta-se com manteiga e polvilha-se com farinha uma forma de 20cm de diâmetro.Prepara-se um banho maria, colocando o tacho maior com água a ferver. Parte-se o chocolate em pedaços pequenos para o tacho mais pequeno e junta-se-lhe o café. Assim que a água começar a ferver coloca-se o tacho com chocolate sobre esta, tapa-se e deixa-se a derreter enquento se prepara o bolo.Numa taça junta-se a manteiga e o açúcar e bate-se com a batedeira até que a mistura fique cremosa. Juntam-se então as gemas uma a uma batendo sempre.Numa outra taça batem-se as claras em castelo com o sal e a colher de sopa de açúcar, até ficarem firmes.Retira-se o chocolate do banho maria, mexe-se e junta-se à mistura das gemas. Adiciona-se a amêndoa, incorporando bem todos os ingredientes. Junta-se depois parte das claras alternadamente com a farinha peneirada, até ambos os ingredientes acabarem.Deita-se a massa na forma e puxa-se para fora do centro, para que quando o bolo cresça fique nivelado. Leva-se ao forno durante 25 minutos ou até que a borda esteja cozida e o centro esteja ligeiramente cru (a parte menos cozida deve ficar com cerca de 6cm de diâmetro).Retira-se o bolo do forno e deixa-se repousar na forma por cerca de 10 minutos. Coloca-se depois numa grade para que arrefeça totalmente (durante 1 ou 2 horas).Para cobrir o bolo este já deve estar totalmente frio, por isso a cobertura é preparada só findo o tempo de arrefecimento.Prepara-se um banho maria colocando o tacho maior com água a ferver. Coloca-se o chocolate em pedaços pequenos no tacho pequeno, juntamente com o café, e deixa-se repousar sobre a água com o lume já apagado. Ao fim de 1 ou 2 minutos retira-se o tacho do lume e mexe-se o chocolate. Junta-se a manteiga e mistura-se bem. Deixa-se arrefecer a mistura mexendo de vez em quando, até que o creme ganhe consistência para barrar. Em alternativa pode colocar-se o creme sobre uma taça com gelo para que o processo seja mais rápido, mas neste caso este tem que ser mexido constantemente.Cobre-se o bolo com o creme e decora-se com amêndoas a gosto.Ingredientes para um bolo de 20cm de diâmetro. Serve 8 a 10 pessoas.
Receita adaptada do livro Mastering the Art of French Cooking, de Julia Child, Simone Beck & Louisette Bertholle. Reine de Saba avec Glaçage au Chocolat.
Fonte: http://pt.petitchef.com

4 comentários:

  1. Hola,

    Su blog ha captado nuestra atención por la calidad de sus recetas.

    Agradeceríamos que lo registre en Ptitchef.com para poder indexarlo.

    Ptitchef es un directorio que referencia los mejores sitios web de
    cocina. Cientos de blogs ya se han inscrito y disfrutan de Ptitchef
    para darse a conocer.

    Para suscribirse a Ptitchef vaya a
    http://es.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form o en
    http://es.petitchef.com y haga clic en "Anade tu blog " en la barra la
    parte superior.

    Atentamente,

    Vincent

    ResponderExcluir
  2. Hola Luli, es un placer saludarte te agradezco la visita y el comentario. Estoy empezando a conocer gente con mís mismas inquietudes, como tu y es fantástico poder compartir aunque sea en la distancia.
    Un abrazo nos seguimos....

    ResponderExcluir
  3. Oi Luli, bom dia!
    Domingo passado assisti com minha esposa o filme Juli e Julia. Adoramos!
    Como gosto de cozinhar, já deve fazer idéia de como estou procurando o livro da Julia, mas até agora só em inglês encontrei.
    vou experimentar fazer a receita que você postou aqui. Depois retorno para te contar como ficou!
    Wagner

    ResponderExcluir
  4. Oi Wagner!
    Obrigado por passar por aqui!Já deu uma olhada no site submarino? Muitos livros estão em promoção por lá! Julie & Julia é saboroso e divertido mesmo!! Boa leitura, boa receita!
    Luciana

    ResponderExcluir