quarta-feira, 31 de março de 2010

A Cor Púrpura

O romance de Alice Walker é comovente, delicado, áspero, intenso, de chorar e de rir em cada uma das suas páginas. O livro conta a trajetória de Celie , uma mulher negra americana, bastante sofrida e reprimida, que se descobre a partir de uma amizade improvável –  Sug Avery , a amante de seu marido, uma famosa cantora de cabaré, torna-se sua grande aliada, confidente, e a única pessoa capaz de fazer Celie revelar a grande mulher que estava escondida pela violência e humilhações sofridas desde a infância.
Solitária, Celie compartilha sua tristeza escrevendo cartas, para Deus e também para sua amada irmã Nettie, que tornou-se missionária na África. No desenrolar da trama, Celie revela um espírito brilhante, mostrando seu valor diante das possibilidades que o mundo lhe oferece.
O interessante é que o livro de Alice Walker é narrado em primeira pessoa, com uma linguagem muito peculiar de Celie, que é semi-analfabeta.
Mostra a força e dignidade do espírito humano, em especial de uma mulher negra, na Geórgia de 1909, em uma época marcada pelo racismo.
Este livro me enriqueceu como poucos... Não pode deixar de ser lido.  Acho que tenho uma “quedinha” pelo Estado da Geórgia...  Sua culinária é incrivelmente rica e deliciosa...  E falando em delícias, no livro comenta-se de um café-da-manhã (que parece um almoço). A autora refere-se a panquecas... Não a que costumamos comer, francesas, mas as americanas. São deliciosas mesmo!
Vou compartilhar uma receita testada e aprovada! Deleite-se !!


Panquecas Americanas
 
- 1 xícara e 1/4 de chá de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de açúcar
- 3 colheres de chá de fermento em pó
- 2 ovos levemente batidos
- 1 xícara de chá de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga derretida
- Pitada de sal
- Óleo para untar a frigideira

Modo de fazer
Misture em uma vasilha primeiro a farinha, o açúcar, o fermento e o sal.
Em uma outra separada misture os ovos, o leite e a manteiga.
Pegue esta mistura e vá adicionando a primeira mistura, aos poucos e mexendo.
O ponto da massa não deve ser muito líquido, deve escorrer lentamente, um pouco cremoso, mas só um pouco.
Aqueça e unte a frigideira e coloque a massa no centro, cerca de 1/4 xícara por panqueca.
Dicas: Você pode colocar os líquidos no liquidificador ou batedeira e depois ir adicionando a mistura dos sólidos aos poucos.
A medida para uma panqueca , em média , é a de uma concha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário