segunda-feira, 19 de abril de 2010

O Primo Basílio

Neste “episódio doméstico”, classificação do próprio Eça de Queiroz, pretende mostrar a decadência da família burguesa, cujos valores são atacados pelos escritores realistas. Luísa, Basílio e Jorge são as peças do questionamento do casamento, que ocorre através do adultério, e constituem-se nos principais personagens da história. O foco narrativo aparece em terceira pessoa, e revela um narrador onisciente. Percebemos sua postura irônica, crítica, reforçando defeitos e vícios de certos personagens, o que não permite que seja imparcial. O tempo é cronológico, com uma sequência praticamente linear. Surgem quebras, quando Luísa recorda o passado, passando pelo namoro com Basílio e o casamento com Jorge, ou quando o passado de Juliana é revelado pelo narrador aos leitores, a fim de que estes possam compreender melhor a revolta dela.
O espaço está concentrado em Lisboa. Os males que desagregam a sociedade são mostrados no romance. Surgem a decadência moral, a ociosidade, o relacionamento de superfície, o uso das aparências e das convenções, o tédio disfarçado pela aventura, os abusos da sexualidade, a hipocrisia, e assim por diante.Eça de Queirós, um dos autores de minha juventude, também amante da gastronomia, costumava escrever com riquezas de detalhes refeições gourmet, relatadas em sua obra.Vamos à mesa do Conselheiro, provar alguns de seus pratos.

Ovos Queimados


Ingredientes:

200g de açúcar refinado
6 ovos ligeiramente batidos
1 litro de água
Canela em pó e essência de baunilha a gosto

Modo de preparo:
Numa panela, derreta o açúcar até o ponto de caramelo, sem queimar. Adicione a água e deixe que o açúcar derreta novamente até virar uma calda; Acrescente a essência de baunilha e a canela em pó a gosto. Despeje os ovos batidos de uma só vez e deixe cozinhar sem mexer, até que todo o ovo esteja firme. Depois, mexa vigorosamente para que o ovo se quebre e fique envolvido com a calda. Pode ser servido com sorvete de creme.

Não existe uma receita de cozido única, no livro Eça diz “o cozido”. Vou colocar uma receita tradicional da região da qual meu avô nasceu e foi criado.

Cozido à moda de Viseu


Ingredientes:
• 1/2 galinha
• 500 g de carne de vaca de cozer(músculo,peito)
• 500 g de entrecosto
• macarrão à provençal q.b.
• 1 chouriço de carne
• 200 g de toucinho entremeado
• 300 g de grão
• 1 kg de batatas
• 4 cenouras
• 2 couves portuguesas
• sal
• cominhos
• azeite (facultativo)


Modo de preparar:
Deixe o grão de molho de véspera. Coza em água abundante temperada com sal juntamente com a carne de vaca.
Quando o grão começar a ficar macio, junte o toucinho, o chouriço, o entrecosto e a galinha, e deixe cozer. Retire todas as carnes e introduza as batatas descascadas e cortadas em cubinhos, as cenouras em rodelas e a couve esfarrapada.
Alguns minutos depois dos legumes começarem a cozer junte a massa e rectifique o tempero.
Entretanto, corte as carnes em bocados e volte a introduzir na panela.
O cozido deve ficar com bastante caldo, pelo que se deve juntar mais água sempre que for necessário.
Sirva polvilhado com cominhos e pode também adicionar um pouco de azeite (facultativo).

Leia o livro, viaje com mente, traga alegria aos sentidos, faça a receita. Carpe Diem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário