quinta-feira, 15 de abril de 2010

Afrodite

O livro Afrodite, de Isabel Allende, mistura gastronomia e erotismo, em que limites entre amor e apetite são difusos. Segundo Isabel, o sabor e o paladar da comida associam-se à sexualidade. Um jantar apetitoso começa com uma sopa suave, passa pela entrada, culmina com o prato principal e finaliza com a sobremesa. Esse processo é comparado ao de fazer amor, que começa com insinuações, com jogos eróticos saboreados lentamente, e alcançando o clímax e, por fim, deslizando em um afável repouso. Este livro reúne muitas receitas, leia-o, alimente-se, aguce seus sentidos, e ame...
Obs: fiquei temerosa de aprofundar-me no comentário, e parecer imoral. Este livro é um dos mais intensos que já li.

Cocido de orgías (receita do livro)


Ingredientes:
6 litros de água
1/2 galinha
1 osso bovino
150 gr de gordura intramuscular
200 gr de orelha e nariz de porco
1 pé de porco
1 osso de presunto
1 nabo
1 cenoura
1 aipo
2 alhos franceses
1 frango
1/2 kg de costela de carne
400 gr de pernil de vitela
500 gr de batatas
1 repolho verde
1/4 kg de linguiça negra
200 gr de grão de bico
sal
Para bolotas
500 gr de carne de porco magra
1 ovo
1 dente de alho
2 colheres de sopa de migalhas de pão embebidas em leite
1 punhado de salsa picada
1 colher de sopa de farinha


Modo de fazer:
Em uma panela grande,que possa acomodar pelo menos dez litros, ferva a água, a galinha, o osso bovino,o bacon, a orelha, o nariz, o pé de porco, o osso de presunto e os legumes, e o grão de bico também(deve ter sido deixado de molho para retirar as peles) não esquecer de colocar sal, é claro.
Cozinhe por uma hora. Isso é tempo mais do que suficiente para preparar as bolotas.
Pode ser feita só com carne de porco, ou uma mistura de três partes de porco para uma de vitela. Misture todos os ingredientes das bolotas, menos a farinha, e faça bolinhas, e passe pela farinha.
Quando o caldo tiver fervido por pelo menos uma hora, acrescentar o frango e as bolotas e cozinhar por mais meia hora, até que a carne cozinhe e toda a casa cheire a paraíso. Separe as carnes em uma travessa, os legumes em uma tigela, regando tudo com um pouco de caldo, e servir o caldo, coado em uma tigela aquecida. Mas arrume tudo, para que não pareça que tem um acidente à mesa.

Depois desta obra-prima, termino com Isabel Allende: "apetite e sexo são os grandes motores da história, preservam e propagam a espécie, provocam guerras e canções, influenciam religiões, lei e arte. Gula e luxúria, que tantas loucuras nos fazem cometer, têm a mesma origem: o instinto de sobevivência."

2 comentários:

  1. I also found this one in English in my library. Thank you for all of your recommendations, I love food related literature!
    Eu também encontrei este em Inglês na minha biblioteca. Obrigado por todas as suas recomendações, eu amo comida literatura!

    ResponderExcluir
  2. Gotta love a recipe with a "pigs foot" in it!
    Tenho de amar uma receita com um "pé de suínos" nele!

    ResponderExcluir