sexta-feira, 9 de março de 2012

O RETRATO DE DORIAN GRAY

"... hoje, cada qual sabe o preço de tudo e ninguém sabe o valor de coisa alguma." O retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde
Oscar Wilde foi um homem de frases geniais.  Escrevia poemas, e teve com peças teatrais que escrevia, enorme sucesso (sim, ele era dramaturgo), além de também ser escritor. Uma vez indagado sobre o por quê de não escrever mais livros, ele disse que "preferia ler o dos outros"....  Viveu no final da Era Vitoriana, e foi então um fator decisivo para que fosse para a prisão o homem que "era o amor que não ousa dizer o seu nome". Prolífico, não deixou de escrever na prisão, e continuou sendo o escritor contraditório, genial, ácido, carregado de ironia e cinismo até o fim.
" A cultura ou a corrupção... - repetiu Dorian. - Conheci-as um pouco. Acho inconcebível agora a aproximação dessas duas palavras." O retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde
Este romance é repleto de frases interessantes, e , toda a vez que leio o mesmo, me sinto uma criança na loja de doces, que não sabe o que vai escolher (meu exemplar é todo sublinhado e repleto de observações). Li O Retrato de Dorian Gray na adolescência, mas só o compreendi em sua essência na fase adulta... Cheguei a imaginar que o livro seria um tipo de autobiografia romanceada...Como já disse um escritor(do qual não lembro o nome agora), " na juventude aprendemos, e na fase adulta, compreendemos"... A arte, que tenta preservar o que é belo, e , ao mesmo tempo corrompê-la, pois a vaidade está lá...( a arte foi então Nêmesis da beleza?). Um jovem corrompido por má influência, ou somente esperava um mentor em sua existência? Até que ponto podem nos influenciar, para o bem e para o mal? Livro maravilhoso, indispensável, que li e reli... Em minha tosca opinião, o Melhor da Literatura Inglesa para o mundo.
"...respondeu Lorde Henry, tomando um pedaço de codorna." O retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde
Codorna Assada
(Era Vitoriana)
"...Se você deseja servir a sua codorna à moda inglesa, prenda o pescoço sob a asa. Espete as pernas de modo que fiquem eretas. Esfregue cada codorna com uma pitada generosa de pimenta branca, um quarto de uma colher de chá de sal, uma colher de chá de suco de limão e uma colher de chá de manteiga derretida. Pincelar bem o peito da ave com manteiga. Coloque em bandeja untada com manteiga, uma camada de fatias de presunto gordo ou bacon e colocar as codornas sobre estes. Levar ao forno até ficarem douradas e suculentas. Quando pronto, retirar os espetos e, em uma travessa, servi-las rodeadas de agrião, com um cordão de croutons por cima.
Nebraska Pioneer Cookbook - Kay Graber

4 comentários: