terça-feira, 27 de março de 2012

Desabafo acerca do plágio

Quem está na teia sabe: nunca houve na história humana a oportunidade de expressar pensamentos como na atual era digital. Pessoas que nunca tiveram ( como eu )  chance de manifestar seus pensamentos, que é o que nos torna únicos e especiais.
Unicidade humana...  o que é isso? Simplesmente não existe ninguém igual. Eu sou única, e você também. Sou  um produto que passou ( e passa ) pela linha de montagem da vida recebendo  seus  componentes ( caráter ,  cultura , inteligência , compaixão , tristeza , decepção , entre outros ) , fazendo-me então, mais um produto unigênito na multidão humana.

O plagiário lembra aquela irmã mais nova, sem personalidade, que imita suas irmãs mais velhas no modo de vestir, se apaixonando por seus namorados , e , imaginem só , copiando até a forma delas falarem, pois a irmã mais nova não tem mesmo nada a dizer...
Prefiro crer que o imitador seja a irmã mais nova em busca de identidade. Não quero crer que o copiador não tenha nenhum talento, criatividade, dom. E, por isso, imita quem admira. Seria isso inveja? Há espaço para todos...
Escrevo do que sei , e entendo do que escrevo...  O Baiano Imortal Jorge Amado , por exemplo , não escreveu só D.Flor e seus dois maridos , deixou sua marca até na literatura infantil ( tem quem diga que ele, como todos os que escreveram para crianças queriam camuflar críticas. Estórias infantis não são um jeito das crianças entenderem o mundo adulto?).
Não copio pensamentos dos outros , "minha cabeça " já é feita , e quando encontrei o "povo da internet" (  que em sua grande maioria é do bem ) dizendo que aqui é um lugar de qualidade , fico emocionada , mesmo ( sou emotiva demais ).
Ah , leio/tenho mesmo todos os livros que comento, por isso faço questão de colocar trechos que em sua maioria não estão na web...
E o problema não é de hoje...
Viena, 1931: carta a um plagiario
Prezado Senhor,
Foi surpresa verificar que resolveu publicar a minha humilde estória, "O imperador José e a Prostituta", tal como a escrevi, com o acréscimo das três palavras: "Por Anton Kuh" , na publicação Querschnitt. Honra-me sem dúvida o fato de sua escolha ter recaído na minha estorinha, quando toda a literatura mundial desde
Homero se encontrava à sua disposição. Teria gostado de retribuir na mesma moeda, mas depois de examinar toda a sua obra, não encontrei nada que tivesse vontade de subscrever. (ass) Egon Friedell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário