sábado, 5 de junho de 2010

O sol também se levanta


 
Esta obra de Hemingway  retrata a chamada Geração Perdida, os "balzaquianos" dos anos 20, que vivem em um mundo ainda devastado pela Primeira Guerra Mundial. Uma pequena associação formada por americanos e ingleses que se refugiam por vontade própria em Paris, procurando dar algum rumo  à suas vidas sem sentido e marcadas pela Guerra. Nos anos 20, Paris borbulhava, e era conhecida por sua boemia esfuziante e seu  meio intelectual ativo e prolífico. Nesta época, em Paris, poderíamos encontrar  pessoas como Picasso, Miró, o próprio Ernest Hemingway, entre outros. E é neste meio, que se movimentam os vários personagens deste romance, como Jack Barnes (o narrador), a frívola Lady Ashley, o toureiro Pedro Romero... Entretanto, se a maioria considera a vida em Paris interessante, alguns acham-na fútil e procuram refugiar-se em um mundo mais tradicional(Espanha).
Há quem diga que Hemingway era um autor mais apreciado pelos homens do que pelas mulheres, devido ao seu estilo (texto enxuto e direto ). Só posso dizer que fiquei fã deste autor, quando li O velho e o mar. Todos nós, em algum momento da vida, pescamos um peixe maior que o nosso barco... e é preciso ter fé... Sabe, na verdade, os grandes livros devem ser lidos em diversas fases de nossas vidas, pois a interpretação(que  está ligada à maturidade) sempre muda...  Ernest Hemingway é o escritor que tem lugar cativo em minha estante, e, sem dúvida, O Sol também se levanta é um livro que merece ser lido.

“Almoçamos no andar de cima do Botin. É um dos melhores restaurantes do mundo. Comemos leitão assado e bebemos ríoja alta. Brett não comeu muito. Nunca comia muito. Eu comi a valer e bebi três garrafas de ríoja alta.”(O Sol também se levanta, pag 158, Ernest Hemingway)

Leitão Assado
Ingredientes :
01 leitão (3kg depois de limpo)
100 gr de banha
100 gr de toucinho
10 dentes de alho
02 colheres (sopa) de sal grosso
02 colheres (sopa) de pimenta do reino
03 folhas de louro
azeite de oliva
vinho branco seco
salsinha picada
sal
2 ½ kg de batatas novas pré-cozidas com casca
Preparo:Amasse em um almofariz, por ordem: alho, sal, pimenta, salsinha, toucinho, banha e louro até estarem totalmente desfeitos. Adicione azeite de oliva até obter uma papa não muito grossa. Com uma agulha grossa fure as costas e as espáduas do leitão. Passe o tempero no leitão, untando bem por dentro e por fora. Costure a barriga. Asse, lentamente, em forno à lenha regando, de vez em quando, com vinho branco. Na metade do cozimento coloque as batatas, sem casca, na assadeira. Quando estiver assado, retire o molho acumulado no ventre.
Fonte da receita: http://www.iserv.com.br


17 comentários:

  1. No he leído el libro pero si he bebido vino de rioja, no en tanta cantidad como citaba Hemingway.
    Aunque no me extraña tal cantidad especialmente si eran muchos para comer porque con este asado hay que tomando vino pausadamente. Muy rico.
    Saludos

    ResponderExcluir
  2. Juan,
    a lo largo de la historia, bebidas Jack mucho ... había una fuerte justificación para ello, que se ... No estoy diciendo que no, te dejo curiosos (jejeje) ...
    Saludos y buen inicio de semana!

    ResponderExcluir
  3. Uma maneira muito saborosa de preparar a carne de porco assada.

    ResponderExcluir
  4. Sim,estou totalmente de acordo!
    Saudações!

    ResponderExcluir
  5. Luli cuando puedas pasate por nuestro blog que tienes un regalito.
    Nos quedaremos por aquí.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a idéia do teu blog que já estou divulgando o mesmo para meus amigos via twitter. Super original... E delicioso. Uma vez, montei um piloto de programa radiofônico que misturava literatura e música. Mas a tua idéia é de longe mais original. Parabéns. E vou seguir assiduamente.

    ResponderExcluir
  7. Otto, é raro alguém me deixar impactada,sem palavras,mas você conseguiu!Obrigada mesmo! Fique à vontade pra falar deste nosso espaço, está bem? Meu intuito é estimular as pessoas a sair da mesmice... e olhar a literatura e a culinária de um outro modo, já que são temas apaixonantes, sem dúvida. E a sua idéia de literatura e música é muito interessante, até porque música tem o poder de tocar profundamente nossas emoções em níveis impressionantes... Redescobri Paco de Lucía e tem sido fantástico.
    Obrigada por estar aqui!
    Luciana

    ResponderExcluir
  8. Luli, ante todo agradecerte seas seguidora de mi blog a pesar de la diferencia de idioma, pero en definitiva son lenguas hermanas y yo puedo leerte sin intermediario, aunque con dificultad, pero el portugués es una lengua que me gusta saborear con todo su encanto. Tu blog es muy original, pues nos acerca a las obras a través del sabor y se dice que el amor entra por la cocina, visto así leer será también una degustación, otra dimensión del amar la literatura. ¡Muy buena idea Luli! A mí me gusta: Ler, comer e amar, también escribir. Un abrazo.

    ResponderExcluir
  9. Andrés,
    Gracias por tus palabras tan amables ... Estoy encantado de que los españoles gozan de este espacio, corre por mis venas esta sangre, mi bisabuela emigraron de esta hermosa España a Brasil, pero mantuvo las costumbres, la gastronomía y maravillosa ... Por lo tanto, cada vez que un español, como este blog, me siento feliz y honrado.
    Me gustó tu blog es maravilloso, lleno de palabras hermosas ... Mi IP es constante allí.
    Bienvenido
    Luciana

    ResponderExcluir
  10. Obrigado por tu visita y por esta receta de cocina que hará las delicias de mis amigos este fin de semana.

    Un cordial saludo.

    ResponderExcluir
  11. What a great idea you have for a blog. As a cook, I lack. But as a reader and author, I'm a bit better. Hemingway has always been one of my favorites. Roland

    ResponderExcluir
  12. Roland,
    thanks for your visit and your nice comment! Indeed, Hemingway's great!
    Welcome,
    Luciana

    ResponderExcluir
  13. Oi LULI,

    Hemingway, o escritor imortal do século dezenove,aclamado pelo mundo com o Prêmio Nobel de Literatura em 1954, sete anos mais tarde suicidava-se em sua casa em Idaho, EUA.

    Quando comecei a escrever, ou melhor colocar no papel meus pensamentos bizarros e toscos, nunca tive a pretensão - como não continuo tendo - de fazer literatura.

    A razão?

    Ernest Hemingway era meu autor preferido o qual devorei ,a maioria das suas obras.

    Então, literatura para mim era dar a realidade uma dimensão estóica, naquilo que o estoicismo tem de impassibilidade em face da dor e do infortunio.

    Eu jamis me atribuiria, virtudes tão inalcancáveis!

    E ao lembrar-me disto, lembrei-me também que os meus amigos da faculdade liam o grande mestre!

    Interessante foi esta sua citação reveladora e da qual, jamais tinha tido informação, e muito menos consciência, qual seja a de que Hemingway é,lido mais pelos homens pelo seu estilo, é verdade, enxuto e direto.

    Realmente faz sentido!

    E para brindar-me novamente ( na última vez foi aquela adimirável Gelatine de peixe), agora atacou de Leitão assado (rs).

    Nossa de delícia!

    E que seja sempre assim, além do prazer de constatar toda sua erudição e inteligência ao vir ao seu blog, sinto uma fome desmedida, que já me deixou, uma vez praticamente insone (rs).

    Por todas estas razões: pelo alimento da alma e a gula da carne, já sou seu mais novo e entusiasta leitor.

    Afinal, nada como desfrutar de momentos tão agradáveis, num único e mesmo, lugar encantador!

    Um abração carioca, e hoje como ainda é cedo, vou atrás deste leitão assado (rs).

    ResponderExcluir
  14. Paulo,
    muito obrigada por passar aqui mais uma vez de forma tão espirituosa... que seja assim por muito tempo.Quanto à erudição,nossa,não me imagino assim,mas agradeço suas palavras que dão "uma polida em um ego cinzento",(rsrs).
    Boa caçada ao leitão!
    Um abraço,
    Luciana

    ResponderExcluir
  15. Luli,
    adorei seu blog, no meio de tantos blogs de escrita, eis um de leitura...sua resenha está ótima.

    ResponderExcluir
  16. Adriana,
    muito obrigada!Seja bem-vinda!
    Luciana

    ResponderExcluir
  17. Agradecido pela visita ao Rembrandt, retornarei ao seu espaço com frequência

    abraço

    ResponderExcluir