sábado, 29 de maio de 2010

O príncipe maldito


 
Um romance de fatos reais, a vida de Pedro Augusto de Saxe e Coburgo, o príncipe que sonhou ser D. Pedro III.  A historiadora Mary Del Priori revela a fascinante e triste história do filho primogênito da princesa Leopoldina, escolhido para suceder o avô, D. Pedro II, último imperador do Brasil, se a Proclamação da República não houvesse alterado o quadro político e histórico do Brasil. Alto, louro e de olhos azuis, semelhante ao avô, com quem Pedro Augusto se ligou, por laços de afeto e interesses comuns. Até os 11 anos, foi tratado como futuro herdeiro. Mas eis que nasce o príncipe do Grão Pará, filho de sua tia Princesa Isabel, a primeira na linha de sucessão ao trono. A sucessão estava garantida... Mas, iniciava-se a tragédia pessoal de Pedro Augusto, personagem interessante e obscuro, revelado neste livro pela historiadora Mary Del Priori. Um conto de fadas ao contrário, como define no texto de orelha do livro o jornalista e escritor Eduardo Bueno, autor dos quatro volumes da coleção de história Terra Brasilis:
"Neste O Príncipe Maldito, os últimos dias do Império brasileiro e o amanhecer incerto da República desfilam na tela grande: há corpos nus, salões empoeirados, militares vacilantes que conspiram, jornalistas inflamados, nobres que arrotam, princesas que menstruam. Dá quase para sentir o cheiro do ralo enquanto o elenco de carne e osso vai construindo uma história viva, volátil, vibrante. A nossa história (...). Aqui está, de corpo inteiro e alma aberta, um 'romance de não-ficção': a vida sem obras de Pedro Augusto de Saxe e Coburgo – o príncipe que sonhou ser D. Pedro III, mas virou sapo quando o Império das circunstâncias cedeu lugar à República dos fatos." Um livro que vale à pena ser lido.
 
“O menu rigorosamente francês teve como primeiro prato sopas: o creme dePluvier ou consommé à l’impériale. Passava-se ao peixe com molho de manteiga de enchovas e pombo à Pompadour. A seguir, eram servidas peças frias: uma galantine de peixe e uma terrina de foie gras com gelatina em Bellevue. O prato principal era um faisão com trufas acompanhado de couve-flor na manteiga e pudim de endívias. As sobremesas: geléia de abacaxi e parfait de baunilha. Tudo regado a madeira, xerez, sauternes, vinhos do Reno, um magnífico vinho da região de Bordeaux, o Chateau Margaux, além de champanhe Roederer, Muscat, Tokay e velhos portos a rodo.”( O Príncipe Maldito, Mary Del Priori, pág 167).
Galantine de peixe
Ingredientes       
250 grs de peixe em filé cortado em cubos, uma batata grandecozida, 2 talos de salsão, uma cebola, um pacote de gelatina incolor, 2 colheres de sopa de suco de limão, uma lata de jardineira de legumes escorrida, 4 colheres de sopa de maionese, uma colher de chá de mostarda, 3 colheres de sopa de azeite, três ovos cozidos, salsa, cebolinha, azeite, sal e pimenta à gosto.

Modo de preparo:
Cozinhe o peixe em água fervente com meio talo de salsão, a cebola, as ervas, o sal e a pimenta, até que fique macio, mas sem desmanchar. Escorra, deixe esfriar. Coe o caldo do cozimento e reserve. Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem, porém substitua pelo caldo reservado. Adicione o suco de limão e leve a gelatina à geladeira até o ponto de clara. Ponha 6 refratários individuais no freezer.Misture o peixe com os legumes, a batata amassada e acrencente o salsão restante picado, a maionese, a mostarda, o azeite, o sal e a pimenta. Retire as formas do freezer e disponha em cada uma, metade de ovo cozido. Cubra com um pouco de gelatina e retorne à geladeira por 15 minutos. Faça uma camada com o peixe. Cubra com mais gelatina e leve à geladeira por mais 15 minutos. Repita as camadas até terminaros ingredientes e finalize com a gelatina. Leve à geladeira por três horas. Desenforme e decore com salada.


 

11 comentários:

  1. Hummmmmmmmmmmm...gostei e vou testar por aqui. Bjs. Z!

    ResponderExcluir
  2. Já comi e achei uma delícia...se não me engano, é um prato gourmet.
    Bjs,
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Vc fala aqui de uma região que vou visitar agora em julho: Bordeaux. Minha vida é rodar o mundo cozinhando, aprendendo a cozinhar mais e sempre degustando bons vinhos...um bom livro é essencial e o seu blog une estes ingredientes que me fascinam. Conte comigo sempre por aqui.
    Bom finde!!! Zela

    ResponderExcluir
  4. Zela,
    Muito obrigada por estar aqui, enriquecendo este espaço, repleto de pessoas inteligentes e interessantes.
    Um bom livro acalenta à alma, e uma boa comida, simples ou elaborada, pode confortar tanto ao corpo como à alma...
    Bom final de semana.
    Luciana

    ResponderExcluir
  5. Hello Luciana!

    Thanks a lot for following my blog. I hope you like the pictures on there. I don't speak Portuguese, so unfortunately I won't be able understand what your blog is about :-(

    Anyway, have a nice week!

    Dominic

    ResponderExcluir
  6. Hi, Dominic,
    Thank you for visiting my blog. He is about literature and cuisine mentioned therein. Your blog has a fantastic content! As for the language barrier, well, do not worry. I read good English, Spanish, Greek. When you want, just write!
    Welcome.
    Luciana

    ResponderExcluir
  7. I just love how you combine my 2 favorite things, food and literature!

    ResponderExcluir
  8. Olá Luli,obrigada por seguir o blog Cultive Essa Ideia, nossa intenção é fazer um portal democratico em que a opniao das pessoas que leem o blog seja levada em conta, estamos abertos a sugestões, comentários e a novos colaboradores no site. Seja bem vinda e aproveite! Abraços

    ResponderExcluir
  9. Thanks for joining my blog. I shall enjoy learning more about you.

    ResponderExcluir
  10. LULI,

    estou chegando agora da rua. Como sempre nada de novo.

    As mesmas caras, as mesmas conversas, mulheres fúteis, homens idiotizados e embriagados (no mínimo) e de repente, entro no seu blog, casulamente, como quem tropeça no meio-fio (rs) e fico com uma fome incrível.

    Que maldade, LULI!

    São quatro horas da manhã, e aqui na Barra da Tijuca, o restaurante mais perto, fica longe (rsrs).

    Solução: dormir com fome, pensando na sua "Gelatine de peixe".

    Olha, LULI, já fui dormir pensando em muitas outras coisas muito boas, mas hoje, agora, neste exato momento, eu daria tudo para devorar esta Gelatine de peixe.

    Espero que Morfeu, e todos os outros deuses do Olimpo, do sonho ou não como Hipnos que é ótimo de sono,sejam bondosos comigo e me protejam esta noite.

    E nem quero pensar em Eros, Afrodite ou Baco!

    Não, eu quero dormir para esquecer esta sua Geletine de peixe.

    Combinado, LULI?

    Fala sério, mas que maldade!!!

    E eu que escrevo crônicas de humor , no meu blog fui pego agora e nem rí eu posso.

    Tudo bem LULI, se eu ainda amanhã estiver vivo, vou procurar esta tal: Gelatine de peixe.

    Você bem que poderia me ajudar.

    Um abração carioca e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  11. Paulo,
    muito obrigada por nos visitar, e deixar um comentário tão bem-humorado... já comi este prato, é uma delícia mesmo, mas, foi a minha irmã quem fez(ela tinha mais bagagem culinária), não foi em restaurante não... desculpe não poder te ajudar, até tentei achar nas páginas da web alguma coisa, mas foi em vão... achei galantine de bode?! mas de peixe... nadinha. Diga" pelos poderes de Pantagruel "e você vai achar(rsrsrs).
    Espero te ver por aqui, um abraço e Deus te abençoe.

    ResponderExcluir