quarta-feira, 3 de março de 2010

Dona Flor e seus dois maridos

Mais uma vez,Jorge Amado pinta o universo baiano através de palavras...
Malandros inesquecíveis,mulheres amadas,sofridas,marcadas por uma vida difícil,mas que nunca perdiam a alegria de viver...
Um mundo colorido,de gente humilde,mas nem por isso simples,que sabe amar e valorizar a vida.
Todas as vezes que li este livro,tive a impressão de estar na sala de D.Flor,sendo um personagem anônimo.Poucos escritores têm esta capacidade de envolver e transportar o leitor,e Jorge Amado tinha este dom.
Venha sorrir com Vadinho,cozinhar com D.Flor na Sabor e Arte,conhecer Teodoro e sua sobriedade.
Sinta o cheiro,o sabor da Bahia através da narrativa brilhante de Jorge Amado,em seu livro
D.Flor e seus dois maridos.
Tem uma receita que a protagonista compartilha em sua escola de culinária Sabor e Arte,Moqueca de siri mole,vamos provar?

Moqueca de siri mole


Ingredientes:
uma xícara de leite de côco, puro, sem água; uma xícara de azeite de dendê; um quilo de siri mole.
Para o môlho: três dentes de alho; sal ao gôsto; o suco de um limão; coentro; salsa; cebolinha verde; duas cebolas; meia xícara de azeite doce; um pimentão; meio quilo de tomates.
Para depois: quatro tomates; uma cebola; um pimentão.


Modo de fazer:
Ralem duas cebolas, amassem o alho no pilão; cebola e alho não empestam, não, senhoras, são frutos da terra, perfumados. Piquem o coentro bem picado, a salsa, alguns tomates, a cebolinha e meio pimentão. Misturem tudo em azeite doce e a parte ponham esse môlho de aromas suculento.
Lavem os siris inteiros em água de limão, lavem bastante, mais um pouco ainda, para tirar o sujo sem lhes tirar porém a maresia. E agora a temperá-los: um a um no môlho mergulhando, depois na frigideira colocando um a um, os siris com seu tempero. Espalhem o resto do môlho por cima dos siris bem
devagar que esse prato é muito delicado.
Tomem de quatro tomates escolhidos, um pimentão, uma cebola, tudo por cima e em rodelas coloquem para dar um toque de beleza. No abafado por duas horas deixem a tomar gôsto. Levem depois a frigideira
ao fogo.
Quando estiver quase cozido e só entào juntem o leite de côco e no finzinho o azeite de dendé, pouco antes de tirar do fogo.

D.Flor disse que era o prato preferido de Vadinho...
Obs: siri mole é quando o mesmo está na mudança de casca. O prato é para comer o siri com exoesqueleto mole.
http://www.overmundo.com.br/guia/o-siri-mole

Até a próxima,carpe diem!

Um comentário:

  1. Olá....enviei novamente o convite,mas caso não receba mande-me um e-mail(cristiane.mellosoares@gmail.com)pois poder ser que eu tenha anotado algo errado...bjs!!!!!

    ResponderExcluir