domingo, 20 de junho de 2010

Entre dois Pólos


 
Em seu primeiro livro, Cem dias entre céu e mar, o notável Amyr Klink, navegador e escritor brasileiro, relata a as viagem pelo Atlântico em um minúsculo barco a remo. O seu segundo livro, escreve sobre seu incrível projeto: passar um ano inteiro na Antártida, ficando por escolha própria, seis meses imobilizado no gelo, tendo por companhia leões-marinhos e pingüins. Realizou este sonho em 1989, quando partiu no veleiro Paratii para uma viagem de 22 meses. Navegou solitário por mais de 50 000 quilômetros, alcançando o continente gelado do Sul, e as geleiras do Pólo Norte. Para quem pensa que é um livro recheado de termos técnicos, insosso, engana-se. Amyr possui o dom de narrar suas experiências de forma bem-humorada, sensível, tornando-se impossível largar o livro até que se leia a última página. Seus livros são lições de planejamento(atitude indispensável para realizar um sonho), otimismo,equilíbrio perante as adversidades, confiança em si mesmo e ao relacionar-se com desconhecidos.  Com certeza, um escritor que tem seu lugar cativo em minha estante.


“Subitamente o apetite e o bom humor produziram uma revolução na cozinha e uma fumegante feijoada com todos os possíveis  complementos foi servida, desta vez na mesa de navegação, pois, apesar do tempo calmo, fazia um friozinho úmido lá fora.” (Entre dois pólos, Amyr Klink)
Feijoada

Ingredientes:
1 kg de feijão preto;1/2 kg de carne de porco salgada;
1/2 kg de carne-seca;1 pé (de porco);1 orelha(de porco);1 rabinho(de porco); 1 focinho(de porco);  1/2 kg de carne bovina fresca (ponta de agulha ou braço); 1/2 kg de lingüiça calabresa; 1 osso de presunto;1 paio;300 gramas de toucinho fumeiro (bacon defumado);1/2 kg de lombo de porco fresco (ou costeletas de porco);cebola; óleo;5 folhas de louro;alho;cheiro-verde;couve;laranjas.

Como preparar a feijoada:
Na véspera, colocar de molho a carne de porco salgada, a carne-seca, o pé, a orelha, o rabinho e o focinho de porco salgados.No dia seguinte, de manhã, levar ao fogo o feijão preto em caldeirão com bastante água.Em outra panela, ferver os ingredientes postos de molho.Depois de cozer o feijão uma hora, juntar as carner fervidas, o louro e acrescentar a carne bovina, a linguiça, o osso de presunto, o paio, o toucinho (bacon), as costeletas de porco (ou o meio quilo de lombo de porco fresco).Quando tudo já estiver cozido, juntar o refogado, feito à parte, com cebola picada, uma colher (sopa) de óleo, alho pisado e cheiro-verde. Provar o sal e deixar ferver, até bem cozido, em fogo brando, para não grudar no fundo do caldeirão.Para servir, colocar os ingredientes numa travessa, arrumando com jeito (o feijão será levado à mesa numa sopeira ou grande tigela de barro). Servir com laranjas doces, picadas e polvilhadas (ou não) de sal fino. Servir com couve frita em alho e óleo, e arroz ou com farinha de mandioca, torresmo, mandioca frita. Pode ser condimentada com pimenta malagueta a gosto.

8 comentários:

  1. Muy bueno el libro y muy buena tambien la receta que nos traes.
    un beso

    ResponderExcluir
  2. Mery Larrinua,
    muchas gracias! Todos los libros de este autor son increíbles!
    Un beso.

    ResponderExcluir
  3. Na realidade são livros muito bons e atentos aos
    fenómenos do mundo.

    Essa feijoada me lembra quando estou no Brasil,
    bem feita e condimentada.

    Obrigada por deixar seu nome no meu blogs "os7degraus"

    Um abraço,

    Mª. Luísa

    p.s.escrevo poesia!

    ResponderExcluir
  4. Maria Luisa Adães,
    Obrigada por estar aqui... sim, eu li suas poesias(quando sigo um blog, eu realmente leio o máximo que posso do mesmo,até os comentários, e procuro estar entre os seguidores, quando me identifico com o conteúdo do mesmo). Seu estilo fez-me lembrar de Florbela Espanca, se me permite... Meus interesses são diversos, afinal, não sou feita de um bloco só...esto viva,e no dia em que não me interessar pelo mundo que me rodeia,estarei morta...Gosto de poesia,apesar de não escrevê-la, gosto de fotografia e pintura(em ambos sou amadora), literatura,culinária(pois até os poetas,escritores,pintores,fotógrafos alimentan-se... Então é isso, mais uma vez, seja bem-vinda à um blog despretensioso, de literatura/culinária,onde compartilho algumas de minhas paixões.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Hola me acerque a visitar tu pagina, necesitare el traductor para disfrutar la lectura prometo lo hare mas adelante.
    saludos

    ResponderExcluir
  6. hola Luli,

    por favor pasa por mi blog Suenos de Amor a recoger un regalito.

    un saludo cordial^^

    ResponderExcluir
  7. Tomo nota del libro , Muy bueno . La receta parece exquisita , y Más estas horas, lo que Tengo que ir a la preparación de alimentos.
    Un abrazo Fuerte Luli .

    ResponderExcluir
  8. Luli, excelente indicação de leitura. Juntar literatura com alimentação é tudo de bom! Dois prazeres essenciais e indispensáveis. Obrigada pela visita no meu blog. Deixo um pouquinho de Fernando Pessoa para você:

    Eu amo tudo o que foi
    Tudo o que já não é
    A dor que já não me dói
    A antiga e errônea fé
    O ontem que a dor deixou
    O que deixou alegria
    Só porque foi, e voou
    E hoje é já outro dia.
    Fernando Pessoa

    ResponderExcluir