sábado, 31 de julho de 2010

Os Meninos da Rua Paulo

“O grund... ó vós, belos e sadios estudantes da planície, aos quais basta dar um passo para vos encontrardes na estepe imensa, sob a admirável redoma azul que se chama firmamento, vós cujos olhos estão acostumados às grandes distâncias, aos longes, vós que não viveis apertados entre edifícios altos, nem podeis imaginar o que é para os guris de Budapeste um terreno baldio, um grund. É a sua planície, a sua estepe, o seu reino; é o infinito, é a liberdade. ( Os meninos da Rua Paulo, Ferenc Molnár)”

Este livro fala sobre “a turma”, aquela fase da vida em que meninos e meninas são ligados por idéias que os adultos já não possuem mais. Na Rua Paulo na Budapeste de 1889, situava-se o ground, um terreno vazio onde os meninos da Rua jogavam pelá. Protegiam-no com fortes e sentinelas, com uma organização militar. Seus rivais são os camisas vermelhas, que querem tomar o ground, para terem espaço para brincar. Boka(líder da Rua Paulo) e Chico Áts(líder dos camisas vermelhas), bolam estratégias e batalhas em prol do ground. Molnár descreve personagens fecundos em contradições e aspirações. Como foi escrito no século XIX, a essência de luta do livro é suavizada pelo romantismo latente, onde há honra, e respeito pelo oponente. Uma vez lido por um adulto, leva aos seus tempos de menino... Em um mundo onde as pelejas são sem sentido, em que lutamos guerras basbaques com motivações asquerosas, este livro deve ser lido como uma espécie de contraveneno para os dias atuais...

“Ernesto Nemecsek, secretário da Sociedade do Betume, capitão do grund da Rua Paulo, jazia na cama, alvo como a parede, de olhos fechados, num silêncio eterno. Agora não podia mais haver dúvida: ele nada via nem ouvia do que se lhe passava em redor, pois os anjos tinham vindo buscar-lhe a vista e os ouvidos, levando-os para aquele lugar cuja doce música só é ouvida e cujo esplendor deslumbrante só é visto pelos que foram como o capitão Nemecsek. ( Os meninos da Rua Paulo, Ferenc Molnár)”

Para mim, este é mais um livro inesquecível... Fez parte de minha infância. Um livro que fala de disputas, de amizade, honra, lealdade...Meu personagem preferido(arrisco-me a dizer que de muitos também), é o Nemecsek, que com sua inocência, força e hombridade encanta e enternece esta humilde leitora. É uma estória viril, mas permeada de ternura por Molnár. Livro encantador, que estará para sempre em meu coração.

“Boka fitava com gravidade á própria carteira, e na sua alma de menino pela primeira vez vislumbrou uma vaga idéia do que é, afinal, a vida, da qual todos somos os soldados e os servidores, ora tristes, ora alegres. ( Os meninos da Rua Paulo, Ferenc Molnár)”

“O homem do nugá pega da machadinha, e o que ele separa com uma machadada só da grande massa branca semeada de avelãs custa um krajcár.”(Os meninos da Rua Paulo, Ferenc Molnár)

Receita de nugá(torrone)


Ingredientes:
200 ml de mel, 200 ml de água, 200gr de açúcar, 250gr de amendoins torrados, descascados e sem as peles (deixe alguns com as peles, para dar mais cor ao recheio), 6 claras de ovo, 250 gr de amêndoas, 1 pitada de sal, 5 folhas grandes de waffer


Modo de Preparo:
- Em uma panela, coloque o açúcar, o mel e a água; leve ao fogo para ferver e deixe espessar em fogo moderado, por cerca de 20 minutos.
- Coloque as claras na vasilha de uma batedeira bem resistente e robusta, e coloque uma pitada de sal.
- Bata até formar picos firmes.
- Acrescente a calda de açúcar e mel aos poucos sobre as claras em neve, sem desligar a batedeira.
- Bata até obter uma mistura fofa e espessa.
- Desligue a batedeira e junte os amendoins, sem bater a massa.
- Disponha as folhas de waffer na base de um refratário ou fôrma de alumínio, e espalhe o recheio uniformemente, alisando a superfície.
- Cubra com as folhas restantes de waffer e pressione levemente.
- Cubra com plástico e leve ao freezer por pelo menos seis horas, para firmar bem.
- Retire do freezer, corte no tamanho desejado ainda no refratário e retire com uma espátula
Fonte da receita: http://www.receitinhas.com.br



15 comentários:

  1. Your trifle sounds delicious. It is always nice to have another version of this. I hope you are having a wonderful day. Blessings...Mary

    ResponderExcluir
  2. Mary
    thanks for bringing a ray of sunshine to this space ...
    Blessings and peace.
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. ME ENCANTAN TUS RECETAS¡¡¡¡¡¡¡
    TRATARE DE PONER EN PRACTICA ALGUNA UN DIA. BESITOS FELIZ MES

    ResponderExcluir
  4. Ariadna,
    gracias por sus amables palabras!
    Feliz día para ti!
    Abrazos!

    ResponderExcluir
  5. I would love to make this trifle. I need to see where I can get sheets of wafer though. Blessings!

    ResponderExcluir
  6. Hi Ann!
    Here, we found the sheets of wafer in shops selling crackers. It is not difficult to find, não.Vale the sentence, the nougat is very tasty!
    Blessings to you too!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom seu texto, este livro é realmente inesquecível.Parabéns e tudo de bom pra você.

    ResponderExcluir
  8. Arnoldo,
    muito obrigada.Você é bem-vindo!

    ResponderExcluir
  9. Paso a saludater, no puedo participar en tu post, el traductor no me lo hace.Será otra vez.
    Un abrazo con ternura
    Sor.Cecilia

    ResponderExcluir
  10. Bonitos são os seus textos, demonstram criatividade e inspiração !.........

    ResponderExcluir
  11. Nélio,
    muito obrigada!! Você é bem-vindo!!

    ResponderExcluir
  12. Amiga este nogá ( torrone) é um espanto. bj fim de semana feliz com muito amor e luz em sua vida

    ResponderExcluir
  13. Armalu,
    você me deixou curiosa.Esse espanto é bom ou ruim? risos...
    Bj pra você e um fim de semana repleto de coisas boas!

    ResponderExcluir
  14. Hola Luli, los textos de los libros se antojan muy interesantes para disfrutarles.
    como tambien las delicias culinarias que nos compartes.
    yo estoy leyendo ahora este libro ...El monje Que Vendio su Ferrari, es una fabula espiritual, el autor es Robin S. Sharma.
    para mi esta resultando un libro de eneñanza y mucha reflexión.
    te dejo un calido abrazo .

    ResponderExcluir
  15. Hola, Atlántida,
    gracias por traer siempre sus palabras de aliento, nacido de afecto. Parece ser un libro interesante, tenía curiosidad por leerlo. Estoy leyendo "Las 5 personas que encontrarás en el cielo" de Mitch Albom, creo que es el mismo tipo de libro que estás leyendo.
    Un gran abrazo para ti!

    ResponderExcluir