terça-feira, 24 de agosto de 2010

Stardust-O mistério da estrela


 
“- Bem, você quer voltar, não quer? Lá pra cima, para o céu. Para brilhar de novo à noite. Nós podemos tentar resolver isso.
Ela olhou pra ele e fez que não.
- Isso não acontece - explicou. - As estrelas caem. Elas não voltam para seu lugar.
- Você poderia ser a primeira - disse ele. - só precisa acreditar.”( O mistério da estrela, Neil Gaiman)
Um filósofo certa vez perguntou: "Somos humanos porque contemplamos as estrelas ou às contemplamos por que somos humanos?" O verdadeiro ponto é:  As estrelas também nos contemplam? “(esta frase apareceu no filme Stardust, O mistério da estrela). Tristan é um rapaz apaixonado pela moça mais bonita  de Muralha. Uma noite, ambos vêem uma estrela cadente, cruzar o céu. Vitória pede à Tristan a estrela,  como condição para dar-se ao rapaz em casamento. Então, Tristan parte em busca da estrela,  que descobre ser uma linda jovem chamada Yvaine. Em sua jornada,  encontra um mundo de magia, repleto de seres mágicos, onde nem tudo é o que parece, com muitos  mistérios e segredos. No caminho, protege Yvaine de bruxas  que querem sua beleza. Acaba descobrindo o amor verdadeiro, e sua estória. Uma estória de magia para adultos,repleta de simbolismos ocultos.

“Ensina-me o canto das sereias ou a afastar as invejas alheias. E espera o vento a soprar que faz a mente prosperar.” John Donne (O mistério da estrela,Neil Gaiman)

Às vezes, não lia um livro por puro pré-conceito.  Isso mesmo.  Julgava pela capa.  Infantil demais, açucarado demais, frugal demais... Mas,  revesti-me de determinação, e não faço mais isso. Um livro nunca é superficial,  assim como as pessoas não o são.  Só de coração aberto, ouvido atento,  uma alma repleta de paciência, bom-humor , compaixão e uma dose de humildade, conseguimos entender a mensagem de um livro, e, talvez, das pessoas que nos rodeiam. Somos todos compostos de muitos poréns,  com toques de entretanto, e pinceladas de todavia.  Estou em uma em uma etapa de procura pelo que está nas entrelinhas, entendem?  Francamente, para mim não importa a etnia das pessoas, seu credo, orientação sexual, o que come, o que veste. O importante para mim são os valores morais, ter um bom caráter, qualidades que não estão estampadas na fronte . Não nascemos rotulados, o que somos depende de nossas escolhas... Por  isso, não gosto de classificar ninguém (alienado, fútil,comum, etc),  sem ao menos conhecer um pouco de sua biografia. Este autor, por exemplo, surpreendeu-me. Logo de início, cita um poeta jacobino... Águas profundas, não? Palavras escritas têm muito poder.Um líder político disse, uma vez, que com 33 soldados de chumbo(as letras de seu alfabeto, cirílico no caso), conquistaria o mundo... Boa leitura, e até o próximo post.

“Na hora do almoço, Daisy Hempstock trouxe para cada um deles uma pequena porção de bolo de batata com carne moída, e Bridget Comfrey, um caneco de cerveja forte temperada.”(O mistério da estrela, Neil Gaiman)
Bolo de batata com carne moída
Ingredientes:
Massa :
500g de batata cozida e amassada,1 colher (sopa) de farinha de trigo,1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado, 1 ovo, sal à gosto
Recheio:
500g de carne moída,½ cebola média picada,2 tomates médios picados sem sementes,1 colher (sopa) de azeite,1 folha de louro,sal e pimenta-do-reino à gosto,1 gema para pincelar
Modo de preparo:
Massa:
Misture todos os ingredientes até formar um purê firme. Reserve.
Recheio:
Refogue a cebola e o tomate no azeite. Junte a carne e o louro. Deixe dourar. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino a gosto e reserve. Espalhe metade do purê no fundo e nas laterais de uma assadeira untada.Distribua o recheio e cubra com o restante do purê. Pincele com a gema e leve ao forno médio pré-aquecido até dourar.

4 comentários:

  1. Gostei das palavras serenas com que justificou a sua escolha. E se ela foi bem justificada...!

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  2. AC,
    muito obrigada! Honra-me com suas palavras, Professor!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. eso me cuesta menos entenderlo.. muy rico!
    beijo
    pier

    ResponderExcluir
  4. Pier,
    muchas gracias!
    Un beso,
    Luciana

    ResponderExcluir