domingo, 8 de agosto de 2010

O segredo do vale da lua


 
De maneira geral, pode-se dividir a humanidade em três categorias de pessoas: as que encontram conforto na literatura, as que encontram conforto nos adereços pessoais e as que encontram conforto na comida” ( O segredo do vale da lua,Elizabeth Goudge)

Este livro de Elizabeth Goudge,O segredo do vale da lua, um clássico da literatura infanto-juvenil inglesa,  é sobre uma menina, Maria, que fica órfã, e tem de morar em um velho solar no Vale de Monacre , com seu primo desconhecido, Sir Benjamin. Porém, naquele lugar há um segredo que clama para ser desvendado... O que a Princesa da Lua e o misterioso cavalinho branco têm a ver com a querela em sua família? Alguém tão jovem conseguiria trazer  sossego  e contentamento ao Vale?  Místico, leve, mágico... Faz viajar pelo mundo da fantasia, em que figuras incomuns se encontram: um anão cozinheiro que fica muito irritado facilmente, um cão que parece um leão, e um gato que escreve mensagens...  O bem e o mal são apresentados de forma singular, pois se confundem, há muita ação e surpresas nas páginas deste livro. Coragem, abnegação, executar um trabalho até o fim... São mensagens encontradas neste delicioso livro de Elizabeth Goudge.
“(...)por mais idosa que seja uma pessoa, ela nunca se esquece de quando era jovem, ou das pessoas que amou quando era jovem; na verdade, quanto mais velha ela fica, mais claramente se lembra do que passou e mais profundo é o seu amor pelas pessoas...” ( O segredo do vale da lua,Elizabeth Goudge)
Li este livro em minha adolescência, e o reli, depois de adulta. Sempre retorno aos meus amigos do passado, seguindo os conselhos de um professor, que devemos ler os livros que mais gostamos, em diversas fases da vida... Ao longo de minha épica jornada (pessoal) pela literatura, procurei escrever ( em um caderno) os títulos, autores, e um resumo dos livros que me marcaram.  Agora compreendo que os escritores de livros para crianças escrevem de maneira simples muitas verdades... As crianças sabem que feras existem. O autor faz com que compreendam que elas ( feras)podem ser derrotadas... Este é mais livro que está em meu coração. E, quem sabe, pode encontrar um espaço no seu também...
“Vieram todos!”, exclamou Maria apavorada. “Convidei Monsieur Cocq de Noir, mas vieram todos!”
“Não tenha medo, patroinha”, disse baixinho a voz de Marmaduke atrás dela. “Há comida suficiente. Temos bolo de ameixa, bolo de açafrão, bolo de cereja, bolinhos confeitados, bombinhas, pão de gengibre, merengues, syllabub(...)”( O segredo do vale da lua,Elizabeth Goudge)
Syllaboub (turco)
Ingredientes:

8 colheres de açúcar de confeiteiro (125 g)

12 colheres (sopa) de Cointreau(175 ml) )
Suco de 2 limões
600 ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de água de flor de laranjeira
2 colheres (sopa) de água de rosa
2 colheres (sopa) de pistache picado

Modo de Preparo
: Misture o Cointreau, o suco de limão e o açúcar numa vasilha grande (de preferência a da batedeira) e misture até que dissolva o açúcar. Acrescente o creme de leite fresco aos poucos, até que misture por completo. Bata com a batedeira e, quando começar a ficar mais grosso, acrescente a água de rosas e a água de flor de laranjeira. Bata novamente até que a mistura fique leve e aerada, em consistência de picos firmes. Coloque colheradas do Syllaboub em copos indidiviais e salpique o pistache por cima.
Syllabub King
(Receita Típica da Inglaterra do Séc. XVIII)
Ingredientes:
2 claras
125 gramas de açúcar
sumo de ½ limão
2 xícaras e ½ de vinho branco
2 latas de creme de leite
Preparo:
Bata as claras em neve, bem firmes. Adicione o açúcar, o sumo de limão e o vinho. Bata o creme de leite até ficar espesso e misture-o cuidadosamente ao preparado de claras. Divida o syllabub por taças altas e deixe na geladeira por 8 horas. Sirva com petit-fours de amêndoas ou palitos de biscoito champagne.
Syllabub light

Ingredientes:

1 colher de sopa de vinho tinto
1 colher de sopa de casca de laranja ralada
1 colher de sopa de mel
3/4 xic de iogurte integral light
Pitada de canela em pó
Figos e/ou Pêssegos e/ou Morangos

Modo de fazer:
Bata o vinho, as cascas e o mel. Adicione o iogurte e bata mais. Adicione a canela e bata mais. Misture com a fruta e sirva.
Receita de Nigella Lawson(copiei quando assistia seu programa de tv)
 

17 comentários:

  1. Luli,perdóname,no había caído en la cuenta que estabas en mi blog,hoy repasándolo te he visto,soy un desastre,perdona querida amiga,ya me tienes aquí y me quedo como seguidora tuya y además voy a leer un poquito de tu blog,por cierto muy interesante,un besito y unos mil por no darme cuenta de que estabas,perdona wuapísima.besooossss¡¡¡

    ResponderExcluir
  2. Ague, tranquila! Si te gusto este ámbito y está muy bien y feliz, es lo que me importa! Su alegría es mi alegría, créeme!
    He notado que blogspot no se actualiza correctamente ... pero no hay que disgustado por esto ...
    Cara, besos para ti, gracias y bienvenidos!

    ResponderExcluir
  3. bueno me encanto la receta de la sopa voya ponerla en practica, besos y abrazos, feliz día

    ResponderExcluir
  4. Ariadna,
    es una deliciosa receta!
    Gracias y besos para ti!

    ResponderExcluir
  5. Luli, vuelvo a visitarte y a dejarte un abrazo y mi saludo, me gusta leerte.

    ResponderExcluir
  6. atlantida,
    gracias e un abrazo para ti!!

    ResponderExcluir
  7. LUli, tu amiga ESTOY A TU LADO está muy cansada, te agradeceria pasases por mi blog a buscar tu premio aunque no te haya puesto en la lista, ayer noche ya no veía el teclado y ahora todavía me cuesta.El premio regalo es DEDICACIÓN, aceptalo te lo doy con toda mi ternura.
    Gracias
    Sor.Cecilia

    ResponderExcluir
  8. Luliiiiiii...chegeu para alegrrrraaaaar rs !
    Que lindo esse trecho do livro ...temos mania de achar que idoso, não pensa mais, nao sente mais afff....são os mais plenos!!!
    Por isso que eu amo minha vózinha de 91 anos , moro com ela e converso como se ela tivesse minha idade, de igual para igual...tudo bem que as vezos me irrito rsrs..mas tudo beeeeeem ...vózinha que não irrita de vez enquanto não vale rs !!!!!!!!!!
    Beijocas !!!!
    E continua a promessa de volta a ler livros rs...mas por hora vou me contentando com os trechos rs !!!!

    ResponderExcluir
  9. ..ai voltei nao deu tempo de arrumar um "enquanto" que errei ...ja tinha enviado rs...e meu esc nao funcionooou !!!!!!!!!!
    Mas fica a dica hahahahah !!!!

    ResponderExcluir
  10. I love Syllaboub! I agree with you as well that re-reading an old childhood books is like visiting an old friend. One of my favorite books as a child was : Little Woman, which has plenty mention of food as well!
    Ann Minard

    ResponderExcluir
  11. Ann,
    I liked your suggestion! I'll find this book here! Syllaboub is delicious!
    God bless!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Anaaaa!
    tudo bom? Espero estar plantando coisas boas, para e se, chegar à 3° idade, ter lembranças agradáveis, e não ficar "chata de galochas", expressão direta da tumba de Tutancâmon, rsrsrs.... sem muitas manias(ih,tenho algumas...), rsrsrs, Concordo contigo, temos de conviver com os avós, é engraçado e um pouquinho irritante, só às vezes, rsrsrs.
    Beijos pra você e pra Vovó também!!

    ResponderExcluir
  13. Eu nunca ouvi falar deste syllaboub antes. É semelhante ao prazer turco?

    ResponderExcluir
  14. Hi, Rachel!
    The syllaboub is a creamy, firm that accompanies fruit (I like it with chopped dried apricots or fresh figs.) The Turkish delight is a sweet jelly, with nuts or not, covered in sugar (I posted this recipe Chronicles of Narnia, March).
    Greetings,
    Luciana

    ResponderExcluir
  15. Oie !!
    hahahaha...se eu continuar assim vou virar uma idosinha doidinha !!!!! rsrs
    Beijjjooossss

    ResponderExcluir
  16. Mais a idade avança e mais me lembro de meu passado jovem. Que coisa louca. Muito bom o que você faz aqui. Abraços

    ResponderExcluir
  17. Victor,
    obrigada. Sua palavra é um incentivo e tanto(você não tem idéia!)
    Abraços.

    ResponderExcluir