segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Crime e Castigo


 
“- Meu senhor - começou quase com solenidade -, a pobreza não é um pecado, é a verdade. Sei também que a embriaguez não é nenhuma virtude. Mas a miséria, meu senhor, a miséria... essa sim, essa é pecado. Na pobreza ainda se conserva a nobreza dos sentimentos inatos; na miséria não há nem nunca houve nada que os conserve.”( Crime e Castigo, Fiódor Mikhailovitch Dostoievski)

Quem nunca leu, ao menos já ouviu falar do livro Crime e Castigo, de Fiódor Mikhailovitch Dostoievski. A história narra o tormento vivenciado por Ródion Románovitch Raskólnikov, um estudante,  que está é desprezado por sua miséria. Comete, então, o assassinato da agiota Alena Ivánovna,  e de sua irmã, Isabel Ivánovna.  Em termos gerais, a estória parece ser de um romance policial comum, em que sabemos quem é o assassino desde o início. Mas, à medida que nos envolvemos com a trama e seus personagens, com suas psiques expostas, narradas de forma magistral, atributo sem par dos escritores russos, que enxergam a fundo a natureza humana (minha opinião). Sem dúvida, um livro que “mexe” com as nossas emoções, de forma variada e intensa. Este livro é considerado por muito críticos literários como o maior romance de todos os tempos. Um bom motivo para ler, ou reler, e então, concordar ou discordar deles, não é mesmo?

"E para falar a verdade, se fôssemos analisar as pessoas em todos os seus aspectos, não creio que sobraria depois muita gente boa" ( Crime e Castigo, Fiódor Mikhailovitch Dostoievski)


 Um clássico... Melhor, muito melhor que novela (segundo a minha opinião). Retrata um meio social em que os pobres tentam sobreviver, de forma a não sucumbirem à miséria. A penúria justifica a ausência de moral? A indigência influencia o caráter, ou já se “nasce" sem a consciência do certo e do errado ?  Como lidar com a culpa? Pode-se fazer isso? Um assassino pode praticar um crime por achar que tem direito? Os fins, justificam os meios? Vamos passear com Dostoievski pelos meandros da alma humana, e veremos um clássico que é mais atual do que nunca! 

E quanto a iguarias, além da torta de arroz, havia três ou quatro pratos (entre outros, um de filhós), tudo preparado na cozinha deAmália Ivânovna, e além disso viam-se também, dispostos em fila, dois samovares para servir chá e ponche depois do repasto.” . ( Crime e Castigo, Fiodor Mikhailovitch Dostoievski)”


Receita de Filhós
Ingredientes:
1Kg de Farinha
8 a 10 ovos
2 colheres de chá de fermento
1 copo de aguardente (pequeno)
1/2 chávena de leite
1 pitada de sal
Azeite
Modo de fazer:
Coloque a farinha num alguidar e o fermento no meio da farinha com a pitada de sal. Comece a amassar com as mãos, em seguida deite a aguardente e o leite.
Continuando a amassar, deitam-se os ovos, um a um, lentamente; quando estiver tudo envolvido, trabalhar bem a massa molhando as mãos em azeite até a massa se despegar do alguidar. Continue a amassar durante dois minutos. Deixe fermentar durante duas horas. Estender pequenas bolas de massa e por fim por fritar em óleo bem quente.
No fim polvilhar as filhoses com açúcar e canela.
Fonte da receita: http://www.saborosas.com



 

14 comentários:

  1. Adorei...o post e a receita.
    Dostoievski é sempre uma boa pedida apesar sim de ser uma leitura que necessita de muita atenção para não ficar chata.
    Bjo
    Ale

    ResponderExcluir
  2. Ale,
    gostei de sua definição! Acrescento à atenção, paciência. Os clássicos tem de ser degustados...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Li este livro já há muitos anos, e dele recordo uma enorme densidade psicológica...
    Na altura marcou-me imenso!

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  4. Luli,
    Bárbaro esse seu dom de 'linkar' livros à receitas. Como já disse aqui, ler é comigo mesma, mas cozinhar... (prefiro comer!)
    Li recentemente, "O Eterno Marido", também de Dostoievski. Muito bom!
    Valeu a dica!
    BjO*

    ResponderExcluir
  5. Professor,
    seu comentário, como sempre é preciso. Este livro é mesmo marcante!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Amélie,
    obrigada! Espero que goste de Crime e Castigo...Dostoievski é um dos meus escritores do coração. Que bom saber que continua saboreando, lendo, mas sem cozinhar rsrsrs...
    Vou dar uma pesquisada no sebo, verei se encontro o título que citou.
    Bjo!

    ResponderExcluir
  7. I really enjoyed reading the posts on your blog. I would like to invite you to come on over to my blog and check it out. God bless, Lloyd

    ResponderExcluir
  8. Lloyd,
    thanks! I want to share my love of literature, and I am very glad when people like!
    God bless you!

    ResponderExcluir
  9. Luli !

    Seu blog leva a querer ler cada ponto e vírgula, e invadir depois o mundo dos livros que você descreve ! Adoro ler, aprender, ter curiosidade, sou apaixonada e movida também por este mundo, além de uma boa gastronomia, que melhor coisa que ler um livro e saborear algo gostoso ?!
    Obrigada pela visita e por estar com o PranAnanda !
    Um grande beijo !!! E estou por aqui para as novas!

    ResponderExcluir
  10. Prananda,
    que alegria ter você por aqui!Fico "rindo á toa",quando gostam daqui. E quando encontro pessoas com paixão pelas palavras escritas e que sabem valorizar uma boa refeição,nossa, "eu flutuo"!Encontrei isso em seu blog(paixão,a valorização do belo,admiração e respeito pelo inusitado),e,sendo o mesmo tão cativante,não resisti,e fiquei.Fique à vontade,"mi casa es tu casa".
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Hola Luli, Es muy interesante leer las introducciones que nos compartes en los libros que sugieres como una excelente lectura.
    y que decir de las deliciosas recetas de cocina que siempre acompañas.
    un abrazo y mi saludo

    ResponderExcluir
  12. Wonderful post!
    Have a happy Sunday. xx

    ResponderExcluir
  13. Saskia,
    thank you! A wonderful start of the week for you!

    ResponderExcluir
  14. Atlantis,
    Gracias. Un buen libro, una buena receta. Ingredientes para un buen día.
    Una buena semana para ti!
    ¡Saludos!

    ResponderExcluir