sábado, 24 de julho de 2010

O menino do dedo verde

“— Tistu, não se distraia! Que é a ordem? — perguntou o Sr.Trovões em tom severo.
  — A ordem? É quando a gente está contente — respondeu Tistu.
"Hum, hum!" resmungou o Sr. Trovões, e suas orelhas ficaram mais vermelhas que de costume.
 — Eu já reparei — prosseguiu Tistu sem se intimidar — que o meu pônei Ginástico, por   exemplo, quando está bem alimentado, bem penteado e tem a crina trançada com papel de chocolate, se mostra muito mais contente que quando está coberto de lama. E sei também que o jardineiro Bigode sorri para as árvores que estão bem podadas. A ordem não é isso?(O menino do dedo verde, Maurice Druon)

“O menino do dedo verde, é o único livro de ficção escrito pelo historiador francês Maurice Druon. Tistu era um menino no mínimo estranho. Não aceitava idéias pré-fabricadas das pessoas grandes, que não sabem, por mais que o pretendam, de onde foi que viemos, por que estamos aqui e o que devemos fazer neste mundo... Tistu, de passagem por este planeta, deixa suas enigmáticas impressões digitais, que trazem renovação e alegria. Há uma nota, no livro, do tradutor, que explica bem esta obra-prima: “Já consagrado por seus romances históricos, oferecia de repente às crianças uma obra-prima de pura ficção, transbordante de humor e poesia. Renovava-se, de certo modo, o milagre de Saint-Exupéry com O Pequeno Príncipe, hoje um clássico, e não só da literatura infantil. Creio que não exageramos. Pois certas obras não transcendem apenas as fronteiras dos países, mas também as fronteiras das idades: disfarçando a profundidade de suas mensagens na singeleza de um livro para crianças, dirigem-se realmente aos adultos. Só eles compreenderão mil coisas ditas entre as linhas ou sugeridas por vários símbolos. Mas nem por isso tais livros deixam de dar o seu pleno recado às crianças, inclusive à criança que sobrevive em nós ... Mas não param nesta rica ambivalência as semelhanças entre Tistu e o Pequeno Príncipe. Há outras ainda, que aproximam ambos do mais misterioso personagem que já passou pela Terra, embora o seu nome não apareça uma só vez em todo o texto. Quando dizemos que um novo livro se assemelha a um outro de grande êxito, comprometemos talvez o que apresentamos. Poder-se-á pensar numa simples cópia ou transposição, ainda que bem feita. Não é o que acontece neste caso. Tistu tem uma vidinha inteiramente sua e as proezas do seu dedo verde são inteiramente originais.”( D. Marcos Barbosa).


“ — Então, Tistu — perguntou ele— que foi que você aprendeu? Que sabe de medicina?
  — Aprendi — respondeu Tistu — que a medicina não pode quase nada contra um coração muito triste. Aprendi que para a gente sarar é preciso ter vontade de viver. Doutor, será que não existem pílulas de esperança?O Dr. Milmales ficou espantado com tanta sabedoria num garoto tão pequeno.—Você aprendeu sozinho a primeira coisa que um médico deve saber.
   — E qual é a segunda, Doutor?
  — É que para cuidar direito dos homens é preciso amá-los bastante.(O menino do dedo verde, Maurice Druon)

Tenho muitas recordações deste livro, que me acompanhou em diversas fases de minha vida... Como já escrevi anteriormente, compreendemos as nuances da mensagem de um livro conforme amadurecemos e adquirimos sabedoria... Acho que agora consegui compreender a mensagem de Tistu, acompanhada, é claro de uma caixa de lenços (rsrsrs). É um livro leve, divertido (ver as respostas de Tistu, confundindo o Sr.Trovões, é o máximo!), e, com certeza, não é só para crianças não. Sei que muitos já leram este livro. Sinto tristeza pelas crianças de hoje, poucas conhecem estas lindas estórias, entregues a jogos eletrônicos e à TV. Que tipo de semente estamos plantando?...

"Chora, Tistu, chora. É preciso. As pessoas grandes não querem chorar, e fazem mal, porque as lágrimas gelam dentro delas, e o coração fica duro.”
(O menino do dedo verde,Maurice Druon)


“Cantava bem baixinho uma bela canção que inventara: Um quarto de andorinha... Será a sua pata ou será uma asinha? Se fosse uma empada, eu comia todinha!”(O menino do dedo verde, Maurice Druon)

Empadinha de queijo

Massa:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga
sal à gosto
1 gema

Recheio:
250 gramas de queijo parmesão ralado ou ½ de queijo minas pequeno
1 colher (sopa) de manteiga
1 copo de leite
2 ovos inteiros

Massa:
Colocar em um recipiente a farinha de trigo, a manteiga, a gema e o sal. Misturar tudo com as mão até a massa ficar esfarelada e homogênea.

Recheio:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e reservar. Forrar a massa em forminhas individuais e despejar o recheio. Não fechar as forminhas. deixar a massa aberta. colocar em forno pré-aquecido( 180 graus) e deixar cozinhar por 30 minutos ou até o recheio dourar.
Fonte da receita: http://www.livrodereceitas.com

10 comentários:

  1. Foarte interesant articolul
    şi reţeta...
    Îţi doresc un weekend excelent!
    Te pup cu mare drag!
    Pe curând,Luciana...

    ResponderExcluir
  2. Não conheço este livro mas, pelo que li aqui, vale bem o esforço para o encontrar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. AC,
    vale à pena mesmo!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Elena,
    Vă mulţumim pentru gustul!
    Îmi place să-l văd aici, crede-mă!
    mare week-end pentru tine!
    O sarutare si o floare ai fost oferind, cu dragoste!

    ResponderExcluir
  5. Oi Luliiii
    Eu nunca li esse livro ...ai eu esou deixando de lado um pouco as leituras de livro , sabe aquela coisa de correr e qdo paramos grudamos na internet, preciso voltar aos livros !!!
    Mas as empadas rs..eu não abandono nunca rs !!
    Ainda não visite os blogs que indicou naquele post, vou ver se faço isso hoje, não é que esqueci rsrs ....mas é bom ler blog indicado abre a mente, as vezes ficamos sempre visitando só os mesmos e perdemos muitas outras coisas boas por aí !!!
    Beijos e bom final de semana pra vc !!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana!
    É sempre uma alegria te ver por aqui, trazendo boas vibrações e bom-humor!! Sei como é a correria... e a internet gruda mesmo!! mas tenho um vício: não consigo dormir sem ler um pouco... e isso ajuda a pôr a leitura em ordem...
    Realmente, empadinha gostoso mesmo!! De queijo então....
    Beijos prá você, e ótimo fim-de-semana!!!

    ResponderExcluir
  7. Somos os abraços que demos, os amigos que tivemos e os livros que lemos...
    Abraços! :)

    ResponderExcluir
  8. Daniel,
    concordo contigo em gênero, número e grau!!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada (I don't know how I have to write). Thanks because you are between my followers.

    ResponderExcluir
  10. Giulia
    feel free to write in English or Italian, ok?
    It's great to be here!
    Welcome!

    ResponderExcluir