domingo, 5 de setembro de 2010

O Clube da Felicidade e da Sorte


 
 “Eu vi o que estive combatendo: era por mim, uma criança assustada que fugiu há muito tempo atrás para, o que eu imaginei ser, um lugar seguro. E me escondendo nesse lugar, atrás de minhas barreiras invisíveis, eu sabia o que havia do outro lado: os ataques conjuntos dela. Suas armas secretas. Sua habilidade sobrenatural para encontrar meus pontos fracos. Mas no breve instante em que perscrutei por cima das barreiras, eu pude ver finalmente o que havia ali na realidade: uma mulher velha com uma panela como  armadura, uma agulha de tricô como sua espada, cutucando uma pequena ostra, esperando pacientemente que sua filha a convidasse para entrar.”( O Clube da Felicidade e da Sorte, Amy Tan)
Neste livro, O clube da felicidade e da sorte, Amy Tan  escreve sobre relações familiares, e, principalmente, sobre a relação entre mãe e filha dentro da cultura chinesa/americana, revelando a colisão(e as crises desencadeadas) das culturas tão diferentes. Amy Tan mostra como pode ser difícil para as mães chinesas compreenderem que as suas filhas nascidas na América têm costumes, conceitos éticos e sonhos bem diferentes de si. As relações, então, podem tornar-se muito dolorosas e complicadas. Um livro incrível, com estórias emocionantes, envolventes, que perduram em nossa memória por muito tempo.

Todas nós somos como escadas, um degrau após outro, subindo e descendo, mas todos indo na mesma direção.” .”( O Clube da Felicidade e da Sorte, Amy Tan)


Este livro tem personagens que parecem com cada um de nós. Pessoas que experimentaram o amargo e o doce da vida. Através da vida destas mulheres, podemos identificar trechos de nossa própria história... Este livro fala de relacionamentos, e que o tempo e o amor podem suavizar arestas; sobre a dinâmica dos laços familiares e enfoca o relacionamento entre mãe e filha, de forma pungente, sábia, e às vezes engraçada...
Um livro, sem dúvida, marcante. Que merece e deve ser lido e relido.

“Tia Lin cozinhou sopa de feijões vermelhos para o clube. Eu vou cozinhar sopa de sementes pretas de Sésamo.”(O Clube da Felicidade e da Sorte, Amy Tan)
Sopa de feijões vermelhos
Ingredientes:
1 xícara de feijão azuki
6-8 copos de água
1 tira de casca de tangerina seca ou casca de laranja fresca
1/ 2 xícara sementes secas de lótus
6-8 colheres de sopa de açúcar mascavo, como desejado
Modo de fazer:
Mergulhe o feijão azuki em água durante a noite para amolecer. Cerca de duas horas antes de fazer a sopa, coloque as sementes de lótus secas em uma bacia com água suficiente para cobrir. Em uma panela média, coloque as 6 xícaras de água com a casca de tangerina para ferver. (A sopa pode ser mais grossa ou mais fina, como desejar. Eu geralmente começo com 6 xícaras de água e, em seguida, adiciono mais água fervente no final com o açúcar mascavo). Abaixe o fogo, adicione o feijão azuki e sementes de lótus e cozinhe, parcialmente cobertas, por  1 a 1 1 / 2 hora, até que os grãos estejam em ponto de quebrar suavemente. Adicione o açúcar mascavo e mexa até dissolver. Prove e adicione mais açúcar se desejar. (Eu geralmente começo com 1 / 3 de copo e depois adiciono mais 1 colher de sopa de cada vez, conforme necessário). Acrescente mais água fervente, se desejar. Retire a casca de tangerina seca antes de servir. Sirva a sopa de feijão vermelho quente ou frio.


15 comentários:

  1. Hummmmmm... Cultura e gostosuras!

    ResponderExcluir
  2. Fênix,
    esta é uma dupla e tanto, não?

    ResponderExcluir
  3. Luli,
    Obrigado pela dica, esse título para mim é uma novidade.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  4. Professor,
    este é um livro bom mesmo!Espero que goste.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. I’ve been following and enjoying your blog for some time now and would like to invite you to visit and perhaps follow me back. Sorry I took so long for the invitation.
    I'm about 6 pages back on your followers list.

    ResponderExcluir
  6. Leí este libro el verano pasado y me gustó mucho.
    Muy bonita tu entrada y comentario.

    ResponderExcluir
  7. Very nice combination of ingredients.

    ResponderExcluir
  8. momentoparapensar,
    gracias! El libro es bueno, ¿verdad? En algunas secciones, lloré. En otros, las sonrisas, y estoy encantado con la sabiduría sencilla y profunda de la historia.
    ¡Saludos!

    ResponderExcluir
  9. cleemckenzie,
    thank you! I'm really glad you enjoyed!

    ResponderExcluir
  10. Voce me deixou com fome. fome de saber, lendo o seu livro e fome dessa comidinha chinesa que adoro. bj

    ResponderExcluir
  11. armalu,
    somos duas a amar comida chinesa. Deliciosa,não é?
    E o livro...é muito bom!
    Bj!

    ResponderExcluir
  12. Que interessante! Fiquei com vontade de ler o livro e provar a receita.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Liège,
    Certamente,você irá amar o livro. E a sopa,uma deliciosa experiência para o olfato e paladar...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Hola Luli, paso a visitarte a dejarte mi saludo y mis deseos de un lindo fin de semana.

    ResponderExcluir
  15. atlantida,
    gracias y les deseo una semana bendecida!

    ResponderExcluir