segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mário e o Mágico

  
O mundo está cheio de problemas intelectuais, artísticos, morais e sociais. Sua elucidação talvez permitisse ao escritor ou ao orador um reconhecimento público.”(Mário e o Mágico,Thomas Mann)

Uma obra da literatura alemã, com algumas nuances de fatos cotidianos, do qual o autor era um grande espectador. Thomas Mann utilizou a escrita para sobrepujar as qualidades humanas onde havia destruição. Este livro narra a viagem de férias de uma família, onde Mário conhece Cipolla, o mágico, que apresentando-se ao público da cidade, testa a vontade das pessoas. Há alegorias políticas, menção às iniqüidades variadas e à política pérfida. Conflitos, escolhas, querer ... Um livro de um autor que “lia nas entrelinhas”, com uma mensagem contundente.

É verdade, a alma não pode viver de não querer. Não querer fazer alguma coisa é insuficiente para preencher uma vida. Não querer alguma coisa está bem próximo de não querer mais nada, e logo, de fazer assim mesmo o que uma outra vontade impõe.”(Mário e o Mágico,Thomas Mann)

A lassidão ao pensar pode trazer conseqüências funestas. Como seres pensantes (e não títeres) que somos, devemos exercer o direito à vontade para que não a façam por nós. E, qual o limite de nossa liberdade... O que pode ameaçar a individualidade... Quando leio um livro, procuro extrair o “summus” do mesmo. E o que tirei deste livro foi salutar, mas nada doce... Um ótimo livro, estória interessante, faz pensar. Se não leu, fica a dica. Ou então, faça como eu: releia.



“E os vendedores de ostras, de bebidas, de flores, de enfeites de coral e de cornetti al burro, caminham sobre os membros das pessoas deitadas fazendo propaganda de suas mercadorias com a voz cheia e franca do sul.”(Mário e o Mágico,Thomas Mann)

Croissants com manteiga

Ingredientes :

1 pacote de fermento biológico seco,1  xícara de água quente,3 / 4 xícara de leite evaporado
Uma colher  e meia de chá de sal,1 / 3 xícara de açúcar branco,1 ovo,5 xícaras de farinha de trigo,1 / 4 xícara de manteiga derretida,1 xícara de manteiga, gelada e em cubos, 1 ovo batido

Modo de fazer:

Em uma tigela grande, dissolva o fermento na água morna. Deixe repousar até ficar cremoso, cerca de 10 minutos. Misture no leite, sal, açúcar, 1 ovo, 1 xícara de farinha e a manteiga derretida. Bata para fazer uma massa lisa e reserve. Em uma tigela grande, misture 4 xícaras de farinha de trigo com a manteiga(1 xícara gelada e em cubos). Misturar com as pontas dos dedos, até a manteiga estar reduzida a pequenos grãos(incorporada com a farinha). Despeje a massa de levedura sobre este e cuidadosamente vire a mistura com uma espátula para mistura, só até toda a farinha é umedecido. Cubra com filme plástico e leve à geladeira até ficar bem refrigerado, pelo menos 4 horas. Coloque a massa numa superfície enfarinhada, pressione em bolas compactas e amassar cerca de 6 voltas para liberação de bolhas de ar. Divida a massa em quatro partes iguais. Forma um de cada vez. Refrigerar a massa restante.
Role uma parte da massa em um tabuleiro enfarinhada em um círculo de 17 polegadas de diâmetro. Com uma faca afiada ou cortador de pizza, corte o círculo em oito fatias iguais em forma de torta. Role as cunhas livremente em direção ao ponto. Forma cada rolo em uma crescente e coloque em uma assadeira. Permitir uma 1 / 2 polegadas de espaço entre cada rolo. Cubra e deixe crescer em temperatura ambiente até quase dobrou de tamanho. Cerca de duas horas. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a graus C 165. Pincele os croissants com ovo batido. Asse no forno pré-aquecido por 35 minutos, até dourar.

8 comentários:

  1. “É verdade, a alma não pode viver de não querer. Não querer fazer alguma coisa é insuficiente para preencher uma vida. Não querer alguma coisa está bem próximo de não querer mais nada, e logo, de fazer assim mesmo o que uma outra vontade impõe.”

    Só este extracto já motiva a mergulharmos no livro.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  2. Professor,
    confesso que até agora estou pensativa com mensagem deste livro. É deveras impactante.Bom mergulho!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo14/9/10

    Eu queria saber se voce pode recomendar livros escritos pelos escritors Portugueses...? Vive na America e e dificil encontrar estes livros aqui. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Sonia,
    o próximo post será com algum autor português/brasileiro... Te recomendo dar uma olhada nos posts mais antigos, ache que você iria gostar. Fiquei surpresa quanto a ser difícil achar Thomas Mann, este título Mário e o Mágico, tem mais de 60 anos. Geralmente, clássicos são mais fáceis de achar, ou não...

    ResponderExcluir
  5. SE VE DELICIOSO, BESOS FELIZ FIN DE SEMANA

    ResponderExcluir
  6. Hola Luli, vengo a visitarte, y pedirte pases por mi bloog cuando lo desees para que recogas unos regalos que te esperan ahi, son premios que le otrogaron a Alma Corazón y Pluma y amablemente los compartio con mi bloog.
    y deseo conpartirlos contigo y tu maravilloso bloog.
    saludos desde mi México.

    ResponderExcluir
  7. Ariadna,
    Gracias. Les deseo una semana muy bendecida!
    Besos!

    ResponderExcluir
  8. Thank you. I always look forward to your recommendations. As a housewife and stay at home Mother, which I treasure above all other jobs!!, I can sometimes become bland in my thinking and your book recommendations keep me challenged!

    ResponderExcluir