domingo, 27 de junho de 2010

Em algum lugar do passado


 
Richard Matheson, neste livro que fala de amor e viagem no tempo,  apresenta o encontro de Richard Collier com o seu passado, um jovem escritor  angustiado com o seu presente, atormentado com lembranças e imagens de acontecimentos vivenciados anteriormente  e que envolvem seu mundo . Esforçando-se para recuperar o passado de sonho em meio à realidade, procura recuperar a mulher que amou, e os momentos em que viveu esse amor que transcendeu a barreira do tempo e do espaço. Um filme foi baseado neste livro, com o mesmo título, tendo como personagem principal o ator Christopher Reeve (o ator que interpretou o Superman).O filme é inesquecível para mim, devido à música, que em minha opinião, têm uma química incrível...O cantor Jessé(saudades), interpretou esta música, de forma magistral... http://www.youtube.com/watch?v=JG9kgktJ3co&feature=related (como todos sabem, não costumo fazer isto, linkar vídeos, etc. Mas, não posso deixar de compartilhar esta mágica interpretação, de alguém que cantava como um anjo...coisa de fã, me perdoem...). Um livro que vale à pena ter em nossa estante.
“Tomo agora uma soberba e consistente sopa de feijão branco, com pedaços de presunto. Delicioso. Estou realmente faminto.” (Richard Matheson ,Em Algum Lugar do Passado).

Caldo de feijão branco com cubinhos de presunto
Ingredientes:
- 150 g de feijão branco
- 1 abobrinha italiana pequena
- 1 chuchu pequeno
- 1 fatia de presunto de boa qualidade com 1 cm de espessura (cerca de 250 g)
- 1/2 cebola pequena
- 1 colher (sobremesa) rasa de alho picado
- 1 colher (sopa) rasa de manteiga sem sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colher (café) rasa de glutamato monossódico
- óleo de canola

Modo de preparo:
- Deixe o feijão de molho na água de um dia para o outro.
- No dia seguinte, coloque o feijão na panela de pressão e cubra com 4 dedos de água acima do nível dos grãos. Leve ao fogo e assim que começar a soltar pressão, abaixe o fogo ao mínimo e cozinhe por 20 minutos.
- Enquanto isso, pique a abobrinha com a casca, em cubinhos. Reserve.
- Descasque o chuchu e pique em cubinhos. Reserve.
- Cozido o feijão, acrescente os cubinhos de abobrinha e chuchu, e leve para cozinhar na pressão por 5 minutos, em fogo baixo.
- Retire a pressão da panela, desmanche os ingredientes de forma grosseira com um amassador de batatas (daqueles que são utilizados para engrossar feijão).
- Corte o presunto em cubinhos de 1 cm. Reserve.
- Pique a cebola e coloque numa frigideira, juntamente com 3 fios de óleo de canola. Leve ao fogo, assim que começar a dourar, acrescente o alho picado e o presunto em cubinhos. Deixe fritando até que fique tudo dourado. Despeje tudo na panela do caldo de feijão.
- Tempere com o sal e aji-no-moto, e acrescente a manteiga. Misture bem e sirva.
Fonte da receita:http://pt.petitchef.com/



 



Prêmio Dardos

Hoje, desejo compartilhar a alegria de ter sido agraciada com o Prêmio Dardos, ofertado pela guapa Annie, do charmoso e aconchegante blog recetasycondimentos.blogspot.com/. Este prêmio tem como objetivo reconhecer os que procuram agregar em seus posts valores culturais, literários e humanos. Generosa, lembrou-se de nosso espaço, e compartilhou conosco seu dom. Muito obrigada, Annie! Através da internet estamos unidas deixando o mundo com maravilhosos aromas, sabores e idéias...

Eis o Prêmio:

Agora, segue os blogs que também oferto este prêmio, e, que segundo as regras devem ser ofertados pelo recebedor em igual número.


  São blogs variados, interessantes, de gente talentosa. Vale à pena fazer uma visita!


quinta-feira, 24 de junho de 2010

Prêmio Blog Amoroso

Este post é para agradecer a gentileza e generosidade de Rebecca, do blog http://deseosderebecca.blogspot.com/(vale à pena conferir) por oferecer à este espaço o regalo de Blog Amoroso. Em dias tão difíceis e estranhos que vivemos, consideração, respeito e carinho não estão na pauta diária. Mas, existem pessoas que sabem reconhecer o esforço de outrem, que compartilham de seu melhor em tudo o que fazem...Eu sempre acreditei que colhemos tudo o que semeamos...Então, desejo para para você,  Rebecca, farta colheita, pois o amor é com certeza uma semente muito prolífica...
Meu regalo, que também ofereço à todos os blogs mencionados abaixo:


São blogs de conteúdo excelente, vale à pena visitar! 

domingo, 20 de junho de 2010

Entre dois Pólos


 
Em seu primeiro livro, Cem dias entre céu e mar, o notável Amyr Klink, navegador e escritor brasileiro, relata a as viagem pelo Atlântico em um minúsculo barco a remo. O seu segundo livro, escreve sobre seu incrível projeto: passar um ano inteiro na Antártida, ficando por escolha própria, seis meses imobilizado no gelo, tendo por companhia leões-marinhos e pingüins. Realizou este sonho em 1989, quando partiu no veleiro Paratii para uma viagem de 22 meses. Navegou solitário por mais de 50 000 quilômetros, alcançando o continente gelado do Sul, e as geleiras do Pólo Norte. Para quem pensa que é um livro recheado de termos técnicos, insosso, engana-se. Amyr possui o dom de narrar suas experiências de forma bem-humorada, sensível, tornando-se impossível largar o livro até que se leia a última página. Seus livros são lições de planejamento(atitude indispensável para realizar um sonho), otimismo,equilíbrio perante as adversidades, confiança em si mesmo e ao relacionar-se com desconhecidos.  Com certeza, um escritor que tem seu lugar cativo em minha estante.


“Subitamente o apetite e o bom humor produziram uma revolução na cozinha e uma fumegante feijoada com todos os possíveis  complementos foi servida, desta vez na mesa de navegação, pois, apesar do tempo calmo, fazia um friozinho úmido lá fora.” (Entre dois pólos, Amyr Klink)
Feijoada

Ingredientes:
1 kg de feijão preto;1/2 kg de carne de porco salgada;
1/2 kg de carne-seca;1 pé (de porco);1 orelha(de porco);1 rabinho(de porco); 1 focinho(de porco);  1/2 kg de carne bovina fresca (ponta de agulha ou braço); 1/2 kg de lingüiça calabresa; 1 osso de presunto;1 paio;300 gramas de toucinho fumeiro (bacon defumado);1/2 kg de lombo de porco fresco (ou costeletas de porco);cebola; óleo;5 folhas de louro;alho;cheiro-verde;couve;laranjas.

Como preparar a feijoada:
Na véspera, colocar de molho a carne de porco salgada, a carne-seca, o pé, a orelha, o rabinho e o focinho de porco salgados.No dia seguinte, de manhã, levar ao fogo o feijão preto em caldeirão com bastante água.Em outra panela, ferver os ingredientes postos de molho.Depois de cozer o feijão uma hora, juntar as carner fervidas, o louro e acrescentar a carne bovina, a linguiça, o osso de presunto, o paio, o toucinho (bacon), as costeletas de porco (ou o meio quilo de lombo de porco fresco).Quando tudo já estiver cozido, juntar o refogado, feito à parte, com cebola picada, uma colher (sopa) de óleo, alho pisado e cheiro-verde. Provar o sal e deixar ferver, até bem cozido, em fogo brando, para não grudar no fundo do caldeirão.Para servir, colocar os ingredientes numa travessa, arrumando com jeito (o feijão será levado à mesa numa sopeira ou grande tigela de barro). Servir com laranjas doces, picadas e polvilhadas (ou não) de sal fino. Servir com couve frita em alho e óleo, e arroz ou com farinha de mandioca, torresmo, mandioca frita. Pode ser condimentada com pimenta malagueta a gosto.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago

 
Hoje a literatura, leitores e o mundo perdem o escritor José Saramago. Sábio, profundo, singular; um autor que tinha uma visão bem diferente do mundo e que é popular, vendendo bem (mesmo sendo as suas obras de difícil compreensão). Com sua linguagem mais formal, um estilo moderno de narrativa, trouxe representatividade à lingua portuguesa desde os anos 90. Um exemplo que a maturidade deve ser uma época de renovar-se e não de estagnar-se.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Homenagem

Recentemente, recebi um e-mail de Afri &Loli, duas doces e simpáticas jovens do blog http://mialacena-afriloli.blogspot.com, que me ofertaram um mimo. Fiquei surpresa e feliz (fui elogiada , é bom isso, não é?). Demorei um pouco para pegá-lo, pois tinha de ter um tempo para escolher 6 blogs e passar adiante. Gostaria de mandar para todos, e isso não é um clichê, tenho feito amizades, conhecido gente interessante e inteligente na blogsfera! Selecionei pessoas que estão com o blog desde o começo, que nos deram força, ânimo com seus comentários, e dicas.
 Aqui está o meu regalo:


Aqui estão os blogs interessantes, recomendo dar uma olhada neles!
Esse selo é  para vocês!



sábado, 12 de junho de 2010

O diário de nossa paixão


 
Inspirado na história de amor vivida por 62 anos pelos pais de sua esposa, Nicholas Sparks escreve este lindo romance. Seus sogros lhe transmitiram que é possível viver em estado de paixão mesmo após décadas de convivência.
No livro, Noah conhece Allie no verão de 1932. Se apaixonam um pelo outro, vivendo em poucos meses, a melhor época de suas vidas. Porém, existe um abismo entre eles: Allison pertence à alta sociedade, e Noah é um rapaz do campo. E  por esse motivo separam-se após o verão, com os pais insistindo para que isso acontecesse.
Após 14 anos se reencontram... e nada parece ter sido esquecido entre ambos, ainda sentem o mesmo sentimento um pelo outro... Contudo, existe um obstáculo: Allie está noiva.
Mas, quando o momento de decidir chega, fica com Noah, a quem ama de verdade.
E é isso que ele lê para ela (Allie é vitima do Mal de Alzheimer), dia após dia, na Casa de Repouso(na qual se interna voluntariamente, para estar ao lado de Allie) , na esperança que um milagre aconteça, e ela se lembre de tudo, e lhe abrace novamente...
No livro, e no filme, temos uma estória de amor incondicional, que passa pelo arroubo da juventude, a insegurança da idade adulta, e a serenidade da maturidade...
Maravilhoso romance, que faz rir, chorar, e entender que é possível apaixonar-se várias vezes, ao longo da vida, pela mesma pessoa, e se estivermos dispostos à isso, escrever a nossa própria história de amor.

“Um pouco antes do meio-dia, Noah e Allie entraram para preparar o almoço. Estavam ambos esfomeados outra vez, porque pouco tinham comido no dia anterior. Usando o que havia a jeito, fritaram frango e meteram no fogão outra fornada de biscoitos, e comeram no alpendre os dois, com a serenata de um mimo.”(Nicholas Sparks, O diário de nossa paixão)


Frango frito

1 xícara de farinha de trigo
5 dentes de alho amassados com 1 colher de sal ( costumo usar o pronto,Sabor Ami)
Pimenta à gosto
1 colher de chá de páprica picante
½ colher de tempero em pó para aves( aqui uso Fondor)
½ xícara de leite
1 ovo batido levemente
Pedaços de frango (costumo fazer coxas e contra-coxas, 3 de cada)
Óleo vegetal para fritar (não fritar em azeite)

Modo de fazer

Misture os 5 primeiros ingredientes em um saco plástico, reserve. Misture o ovo e o leite em uma tigela rasa. Coloque dois pedaços de frango de cada vez no saco plástico, sacuda bem até ficar coberto com a farinha. Mergulhe na mistura do ovo, volte ao saco e mexa novamente. Repita até que os pedaços estejam bem revestidos. Frite em óleo bem quente, até que frango esteja bem dourado, escorra em papel toalha. 


Para aquele que é meu Noah (meu marido Carlos),  dedico este post...


sábado, 5 de junho de 2010

O sol também se levanta


 
Esta obra de Hemingway  retrata a chamada Geração Perdida, os "balzaquianos" dos anos 20, que vivem em um mundo ainda devastado pela Primeira Guerra Mundial. Uma pequena associação formada por americanos e ingleses que se refugiam por vontade própria em Paris, procurando dar algum rumo  à suas vidas sem sentido e marcadas pela Guerra. Nos anos 20, Paris borbulhava, e era conhecida por sua boemia esfuziante e seu  meio intelectual ativo e prolífico. Nesta época, em Paris, poderíamos encontrar  pessoas como Picasso, Miró, o próprio Ernest Hemingway, entre outros. E é neste meio, que se movimentam os vários personagens deste romance, como Jack Barnes (o narrador), a frívola Lady Ashley, o toureiro Pedro Romero... Entretanto, se a maioria considera a vida em Paris interessante, alguns acham-na fútil e procuram refugiar-se em um mundo mais tradicional(Espanha).
Há quem diga que Hemingway era um autor mais apreciado pelos homens do que pelas mulheres, devido ao seu estilo (texto enxuto e direto ). Só posso dizer que fiquei fã deste autor, quando li O velho e o mar. Todos nós, em algum momento da vida, pescamos um peixe maior que o nosso barco... e é preciso ter fé... Sabe, na verdade, os grandes livros devem ser lidos em diversas fases de nossas vidas, pois a interpretação(que  está ligada à maturidade) sempre muda...  Ernest Hemingway é o escritor que tem lugar cativo em minha estante, e, sem dúvida, O Sol também se levanta é um livro que merece ser lido.

“Almoçamos no andar de cima do Botin. É um dos melhores restaurantes do mundo. Comemos leitão assado e bebemos ríoja alta. Brett não comeu muito. Nunca comia muito. Eu comi a valer e bebi três garrafas de ríoja alta.”(O Sol também se levanta, pag 158, Ernest Hemingway)

Leitão Assado
Ingredientes :
01 leitão (3kg depois de limpo)
100 gr de banha
100 gr de toucinho
10 dentes de alho
02 colheres (sopa) de sal grosso
02 colheres (sopa) de pimenta do reino
03 folhas de louro
azeite de oliva
vinho branco seco
salsinha picada
sal
2 ½ kg de batatas novas pré-cozidas com casca
Preparo:Amasse em um almofariz, por ordem: alho, sal, pimenta, salsinha, toucinho, banha e louro até estarem totalmente desfeitos. Adicione azeite de oliva até obter uma papa não muito grossa. Com uma agulha grossa fure as costas e as espáduas do leitão. Passe o tempero no leitão, untando bem por dentro e por fora. Costure a barriga. Asse, lentamente, em forno à lenha regando, de vez em quando, com vinho branco. Na metade do cozimento coloque as batatas, sem casca, na assadeira. Quando estiver assado, retire o molho acumulado no ventre.
Fonte da receita: http://www.iserv.com.br